Política Titulo Mauá
Suares diz que pode ser vice de Donisete

Integrante do grupo de Eugenio, o vereador
se coloca na disputa dentro do PT mauaense

Por Caio dos Reis
Especial para o Diário
17/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O vereador Paulo Suares (PT) admitiu chance de pleitear posição de vice na composição da chapa de reeleição do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT). A articulação estaria sendo feita em conjunto com o ex-vice-prefeito da cidade Paulo Eugenio Pereira Júnior, líder do grupo de Suares. Se o vereador conseguir o objetivo, Paulo Eugenio tem engatilhado projeto para lançar sua mulher, Melissa Sproesser Alonso, como representante de seu bloco político na corrida por uma cadeira no Legislativo em 2016.

“Existe esse projeto junto com meu grupo até pela bagagem política e cargos que já tive, realizados com êxito, para pleitear uma posição de vice na chapa do Donisete”, disse Suares, que está em segundo mandato, foi secretário de Finanças no governo de Oswaldo Dias (PT) e presidente da Câmara de Mauá até dezembro.

Mauá está sem vice-prefeito desde que Helcio Silva (PT) renunciou ao posto para assumir mandato “tampão” na Câmara Federal em dezembro de 2013. Em fevereiro, após fim do mandato como deputado e fracasso na reeleição, Helcio voltou para a gestão de Donisete no comando da Hurbam (Habitação Popular e Urbanização de Mauá), autarquia criada em 2001 e vinculada à Secretária de Habitação.

A briga pela posição de vice para composição da chapa na tentativa de reeleição em 2016 é grande. Além do próprio PT – até mesmo Helcio fala, ainda que timidamente, em retornar –, outras legendas condicionam o apoio ao projeto de reeleição à cessão do vice na chapa majoritária petista.

Por meio do deputado paulista e presidente do PTB no Estado, Campos Machado, a sigla cogitou buscar vaga na composição, usando amizade com Donisete da Assembleia Legislativa como trunfo. PSB, PTdoB, PPS são outros partidos que postulam posição na chapa.

Como ex-presidente do Legislativo, Paulo Suares comandou o Paço duas vezes em abril e novembro de 2014, quando Donisete esteve em período de férias. Até o dia 11 de agosto, o presidente do biênio 2015-16 Marcelo Oliveira (PT) ocupou a função de chefe do Executivo.

CHAPA PURA
Suares colocou seu nome na disputa pela vice e ganhou adeptos internos da chapa pura. Mauá é a única cidade da região onde o PT sempre lançou candidato e vice da sigla, sem abertura para indicações de fora.

Porém, o mais provável é que um aliado seja vice de Donisete. Comenta-se no nome do hoje secretário de Planejamento Urbano, Chiquinho do Zaíra (PTdoB), para dividir a dobrada com o petista, mas as discussões ainda estão no começo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;