Setecidades Titulo Saúde
Diadema tem aumento de 68% nos casos de dengue em 2011

As demais cidades da região registraram queda

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
14/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Caiu em 7,2% o número de casos de dengue contraídos nos próprios municípios do Grande ABC na comparação entre os anos de 2010 e 2011. Porém, Diadema registrou crescimento de 68,1% de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypt, segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

Foram 259 moradores do município contaminados em 2011. Já no ano anterior foram 154 confirmações da doença. Em toda a região, foram 396 casos em 2011 ante 427 em 2010.

O infectologista Helio Vasconcellos explicou os possíveis motivos do aumento no número de casos. "O crescimento ou diminuição vária muito entre alguns locais e depende da quantidade de chuvas, urbanização, terrenos vazios e programas implementados pelas prefeituras, que podem causar aumento de criadouros. Se tem mais mosquito consequentemente haverá mais infectados", disse. "Diadema é uma cidade industrial, com população numerosa, que está em crescimento. Isso colabora para o aumento de casos."

De acordo com Vasconcellos, alguns municípios ocultam os números de infectados, o que atrapalha o combate ao mosquito. "Boa parte dos casos não é registrada porque o diagnóstico não acontece e os hospitais não fazem a notificação. Esse é um problema que deve ser resolvido para estimular o máximo controle de contaminação. Trata-se de uma doença cuja notificação à secretaria é obrigatória", salientou./CW

A Prefeitura de Diadema informou que o aumento de casos deve-se, em grande parte, à proximidade das casas na cidade. De acordo com a administração, este fator facilita maior proliferação do mosquito, já que o inseto não precisa realizar voos longos para o depósito de ovos. O grande adensamento populacional na cidade também foi usado como justificativa para a proliferação da dengue.

A Prefeitura disse ainda que investe permanentemente no treinamento dos funcionários da área da Saúde para a realização sistemática de buscas ativas por focos do mosquito em toda a cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;