Diarinho Titulo
Musical à brasileira
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
31/01/2010 | 07:12
Compartilhar notícia
Divulgação


Recomeçam as aulas, tem gente nova e interessante no pedaço e um concurso de música agita o colégio. HSM? Sim, mas na versão brasileira!

O roteiro de High School Musical - O Desafio, que estreia na sexta, é basicamente o mesmo do original norte-americano, mas com algumas brasilidades: a paisagem é a do Rio de Janeiro; em vez de basquete, é futebol de salão; o nome do time WildCats vira Lobos-Guará. Também tem ritmo de samba e timbalada na música de abertura, O Ano Começou.

"A ideia central foi mantida, mas não houve pressão da Disney para ser igual", explica o diretor César Rodrigues, que aponta a amizade e os conflitos entre adolescentes como características comuns. "Os sentimentos são universais, e o brasileiro valoriza ainda mais a amizade; por isso, HSM Brasil é leve, estilo Sessão da Tarde."

Na produção brasileira também há o casalzinho, a vilã, o irmão maltratado e os amigos, mas, segundo o diretor, o elenco brasileiro tentou criar personagens novos. "Fugimos dos estereótipos americanos como a líder de torcida. Queríamos que os personagens fossem reais."

Quem dá o tom apaixonado ao filme não é mais Troy e Gabriela, e sim Olavo e Renata. Já quem vive os irmãos Sharpay e Ryan são Paula e Fellipe. "Ela é mimada e não má", diz Paula.

Como é a história?
Na volta das férias, Olavo - o capitão do Lobos-Guará, time de futebol da escola High School Brasil - descobre que Renata, aluna do seu colégio, mudou-se para a casa em frente à dele e que está muito linda. Os dois trocam olhares logo no primeiro dia de aula, enquanto cantam juntos com os amigos no caminho até a escola.

Lá ficam sabendo que vai rolar concurso de música, que terá como jurada uma convidada especial: Wanessa Camargo, ex-aluna que virou celebridade. Todos começam a formar grupos e duplas para a apresentação.

Paula convoca Karolina e as puxa-sacos gêmeas para serem as backing vocals. Sem grupo, Renata se junta a Beatriz e a Fellipe, que a ajuda secretamente, sem a irmã descobrir. Os meninos do time de futebol também montam uma banda, mas percebem que não têm sintonia.

Com concorrência bem acirrada, Paula começa a mexer os pauzinhos para reduzir as chances dos demais no concurso. Enquanto isso, cresce cada vez mais o amor entre Renata e Olavo; porém, ele vai ter de escolher o que realmente o faz feliz.

Todos na mesma sintonia
High School Musical - O Desafio é o primeiro musical da Disney feito no Brasil (outras versões já foram produzidas no México e Argentina). Como nos outros países, os atores passaram pelo programa HSM - A Seleção, que por aqui foi transmitido em junho de 2008 pelo SBT. Os vencedores foram Olavo, Renata, Paula, Fellipe, Moroni, Beatriz, Karolina e Samuel.

Os oito protagonistas (que usam o nome verdadeiro no filme) estão juntos há dois anos e moraram na mesma casa durante as gravações, entre maio e junho do ano passado. Lá os meninos tiveram aulas de futebol (só o Fellipe sabia jogar), canto, interpretação e instrumentos musicais. Empolgados com a estreia, conversaram com o D+ e demonstraram que realmente são uma família.

Em que o Troy do HSM original influenciou seu personagem?
Olavo: Na seriedade e na qualidade do trabalho. Mas busquei criar um novo, partindo do zero. Como o Olavo do filme, também sempre fui amigo, do tipo que ajuda os colegas. Liderava os trabalhos na escola.

E em que a Gabriela a inspirou?
Renata: Minha personagem tem algumas características dela, mas construi a minha própria. Assim como ela, também sou tímida e bem tranquila. Não gosto de aparecer e de chamar atenção.

Paula é mais boazinha do que Sharpay?
Paula: Ela é, na verdade, muito mimada, está aprendendo a viver. A Sharpay fica atrás do Troy e odeia a Gabriella. A Paula não odeia ninguém. Também luto pelo que quero, mas sem passar por cima dos outros.

O Ryan é fera em dança, e você em música. Essa é principal diferença entre os dois?
Fellipe: Sempre gostei de todo tipo de música, e o diretor notou que me sentiria mais à vontade no personagem. E realmente isso aconteceu. Como ele, também estou sempre com fone no ouvido. Mas, sou melhor na matemática do que ele.

Como foram os bastidores das gravações?
Samuel: Nos divertimos muito e aconteceram vários micos. Muita gente errou as falas, não sabia o que fazer na hora, e eu sempre esbarrava nos equipamentos.

Vocês convivem há muito tempo também. Como é a relação entre o elenco?
Karolina: Somos uma família, temos sintonia. Um ajuda o outro, afinal, ninguém tinha participado de um filme antes. Estamos felizes porque agora nos sentimos completos com TV, shows e cinema.

Desde a seleção até agora, o que mudou na vida de vocês?
Beatriz: Muita coisa. O filme é a concretização de um sonho, de um trabalho. É bacana ver o que está acontecendo. Estou empolgada com o retorno que vamos ter dos fãs que estão com a gente há dois anos.

Por que recomenda High School Musical - O Desafio?
Moroni: Acho que a galera vai se identificar com os personagens e as situações. As músicas e as coreografias são ótimas, além de ser um musical produzido inteirinho no Brasil. O público pode ter a certeza de que demos o melhor de cada um e fizemos tudo com muito amor.

Wanessa é ela mesma
Outra diferença no HSM Brasil é a presença de uma celebridade na trama. Wanessa Camargo faz participação especial, mas sem ofuscar os demais. Intepreta ela mesma, como ex-aluna que volta à escola para reencontrar os professores e lembrar os momentos da adolescência. "Sou a ligação entre o começo, o meio e o fim do filme. Apresento o concurso, ajudo os concorrentes e depois anuncio o vencedor."

A cantora conta que foi incrível participar da trama e que pegou o jeito nas primeiras cenas, com a colaboração do elenco. "O diretor me orientou a pensar como se eu realmente estivesse voltando ao meu colégio. Como eu me sentiria de verdade? Depois deu tudo certo, rolou até improviso."

Além de poder interpretar, Wanessa se sentiu muito feliz em fazer parte de um musical, modalidade que diz adorar. Os preferidos são Grease, Noviça Rebelde e Rent. "Deu até vontade de continuar a fazer cinema. Quem sabe?" Enquanto espera, a cantora vai abrir os shows da Beyoncé em Florianópolis e Rio de Janeiro no começo do mês.

Muito legal
*
A atuação do Fellipe: ele se destaca!
* Os passos de sapateado que Fellipe e Renata fazem na aula de matemática
* A música Cedo ou Tarde do NX Zero ensaiada pela banda dos meninos
* Os bottons usados pelo Fellipe; os All Stars da Renata; os acessórios da Paula
* As cenas de Olavo cantando no Rio de Janeiro e seus belos olhos azuis
* Karol e as gêmeas ensinando passinhos para Wanessa Camargo

Nem tanto
*
É brega a cena de Olavo e Renata como Romeu e Julieta
* Os figurinos da Renata, muito caretas
* Karol deveria ter sido melhor aproveitada, assim como Samuel, Beatriz e Moroni
* Os outros participantes do HSM - A Seleção - Bernardo, Lenora e Pamela - fizeram mera figuração: coitados
* Renata desabafa com Wanessa e não com as melhores amigas
* Paula é boazinha demais




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;