Economia Titulo
Japão: BoJ deve relaxar tática do "tudo ou nada" para atingir meta de inflação
Por
18/05/2015 | 05:51
Compartilhar notícia


O Banco do Japão (BoJ) parece estar relaxando sua postura de fazer o que for preciso para atingir a meta de 2,0% de inflação, dizem pessoas próximas aos dirigentes da instituição.

Embora alguns economistas digam que há espaço para a autoridade monetária anunciar mais estímulos monetários nas próximas reuniões, pessoas ligadas ao conselho acreditam que existe uma sensação crescente de que o BoJ pode estar relaxando de sua tática do "tudo ou nada" contra a inflação, especialmente após o banco central adiar em seis meses o momento que espera ver a inflação convergir para a meta.

Neste momento, dizem, o BoJ está se valendo da perspectiva de que o mercado de trabalho mais forte e o crescimento econômico deste ano podem fazer a inflação crescer, ainda que existam incertezas sobre como as famílias fariam frente à alta de preços.

Para Takeshi Minami, economista chefe da Norinchukin Research Institute, mais estímulos são pouco prováveis "uma vez que o fortalecimento do mercado de trabalho pode pressionar mais os preços do que espera o setor privado". Outra rodada de relaxamento monetário, lembra Minami, também deixaria mais difícil para o BoJ reverter suas compras de ativos no futuro.

Em seu último discurso, o presidente Haruhiko Kuroda reiterou que não vê necessidade para mais estímulos, dizendo que as ações já tomadas são equivalentes a "dez cortes na taxa de juros".

Em abril de 2013, quando anunciou seu agressivo programa de compras de ativos, o banco central japonês afirmou que as medidas seriam efetivas para reverter a mentalidade deflacionária da nação, elevando preços corporativos e modificando a tendência de reajuste salarial. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;