Cultura & Lazer Titulo
Trio instrumental toca no Sesc de Sto.André
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
11/03/2003 | 09:22
Compartilhar notícia


Timbres e sonoridades não usuais é o que o público pode esperar do trio instrumental Guello, Dimos e André nesta terça-feira, às 21h, com entrada franca no teatro do Sesc Santo André (r. Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200). Cello, viola de arco, percussão e piano são os instrumentos que se alternam em composições próprias, arranjos especiais e improvisações de três feras da música contemporânea.

A base do repertório são composições do pianista André Mehmari e do violoncelista Dimos Goudaroulis. A apresentação terá também dois arranjos de Mehmari, um para o trecho final da ópera barroca A Coroação de Poppea, de Claudio Monteverdi (1567-1643), e outro para O Futebol, de Chico Buarque. São músicas e arranjos feitos exclusivamente para as apresentações do trio, que as executa com rigor erudito e livre tempero jazzístico.

Os três instrumentistas fazem música sem concessões de gosto ou estilo desde 2001. Mehmari, 25 anos, é chamado pela crítica musical de “talento precoce” de “imaginação vibrante e generosa”. Ele agradece os elogios e destaca que a vida do músico é buscar sempre o aprimoramento também da pessoa: “A evolução não deve ser exclusivamente musical”.

Multiinstrumentista – ele tocará viola de arco na audição desta terça –, Mehmari lançou os CDs Canto, no qual toca 20 instrumentos, e Piano Solo, só com releituras de clássicos da MPB. Em outro trabalho, o pianista acompanha a cantora Mônica Salmaso em suas apresentações. Em seu currículo, prêmios importantes, como o Visa de MPB Instrumental.

Dimos Goudaroulis, 32 anos, nasceu na Grécia, estudou em Paris, onde tocava jazz, e mora no Brasil desde 1996, dedicando-se a música antiga e popular. Além do trio, integra a Orquestra Popular de Câmara e dá aulas de violoncelo no Departamento de Música da Unicamp.

Desde o início dos anos 90, o percussionista Guello, 42 anos, tem acompanhado nomes importantes da MPB, como Naná Vasconcelos, Arismar do Espírito Santo, Toninho Carrasqueira. Com Zizi Possi, gravou o CD Valsa Brasileira, vencedor do prêmio Sharp de melhor disco de MPB de 1994. Também faz parte da Orquestra Popular de Câmara e da Banda Mantiqueira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;