Diarinho Titulo
Leão Marinho não tem nada de feroz
Do Diário do Grande ABC
14/08/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


O tamanho assusta: o leão-marinho sul-americano (Otaria byronia) macho mede até 2,40 m de comprimento e pesa cerca de 350 kg; a fêmea tem 1,80 m e 150 kg. No entanto, o grandalhão só tem aparência de mau. É dócil e muito inteligente; só fica agressivo ao se sentir ameaçado. A turma que vive no Zoológico de São Paulo também é bem tranquila e recebe treinamento para interagir com os tratadores.

Manter esse corpinho não é moleza. Carnívoro, alimenta-se de peixes, crustáceos e moluscos. No Zoo, a dieta é composta principalmente por sardinha, merluza, manjuba e corvina. O macho adulto devora 14 kg de comida por dia e a fêmea 9 kg.

Esse mamífero marinho vive em áreas próximas a regiões rochosas do Uruguai, Argentina, Chile e Peru. No Brasil, aparece no Sul durante o inverno e a primavera (de julho a dezembro), onde aproveita o litoral para descansar e comer bastante. Há outras espécies que habitam Japão e Austrália.

Tem pescoço longo, envolvido por grossa camada de pelo, que lembra a juba do leão (daí o nome!). É confundido com a foca. No entanto, o leão-marinho tem orelhinhas, enquanto sua prima só tem o orifício auditivo. Embora pesadão, fora da água, move-se com agilidade e rapidez apoiado nos quatro membros, e no mar, usa as nadadeiras da frente como se fossem remos para impulsionar e as traseiras (cada uma tem cinco dedos com unhas) para dar direção.

A gestação varia de 11 a 12 meses. O filhote nasce com cerca de 12 kg e fica um ano ao lado da mãe. Vive, em média, 30 anos. Apesar de a caça ser proibida, o homem representa a maior ameaça, pela ocupação das praias, lixo jogado nos mares e poluição por petróleo.

 

Outros visitantes

O leão-marinho não é o único visitante que o litoral brasileiro recebe nesta época do ano. Em julho, um filhote da espécie foi encontrado na Praia Grande. Estava bem fraquinho e doente; por isso, foi levado para um centro de reabilitação para se recuperar.

Só neste ano, já chegaram oito ao litoral paulista. Eles habitam originalmente Uruguai, Chile, Argentina e Peru. Em geral, são trazidos pelas correntes marítimas e vêm em busca de alimentos. Mas não são só eles que vêm. No mês passado, o Paraná também recebeu um jovem elefante-marinho com 3,5 m. É raro avistar a espécie no País.

Outro visitante é a baleia-jubarte, que vem para cá entre junho a novembro para acasalar e ter filhotes. Já o pinguim-de-magalhães aparece entre abril e setembro nas praias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Vive na Patagônia e nas Ilhas Malvinas, na Argentina. Durante o inverno no Hemisfério Sul, percorre grandes distâncias atrás de comida.

Muitos pinguins e mamíferos que visitam as praias brasileiras conseguem voltar para o lugar de origem. No entanto, os mais jovens (e menos experientes) e os mais

frágeis acabam parando na praia, cansados, com fome, doentes e machucados. Alguns sobrevivem após tratamento, outros morrem.

 

Saiba mais

O leão-marinho aguarda com ansiedade a hora do rango e atende aos comandos da tratadora. Quando ela pergunta se quer comida, ele balança a cabeça para mostrar que sim. Pede um beijo e ele se aproxima do rosto dela com cuidado; também abre a boca e mostra os dentes.

O maior representante dessa turma é o elefante-marinho. O macho chega a 5 m de comprimento e 5.000 kg; a fêmea atinge 3 m e 800 kg. O tamanho não é a única razão que lhe rendeu o nome, também tem focinho que lembra uma pequena tromba.

Leão-marinho, foca, morsa (com grandes presas), lobo-marinho e elefante-marinho são da família dos pinípedes. Além de mamíferos aquáticos, todos são carnívoros.

Consultoria de Inaiá Sedenho Manoel, bióloga do Zoológico de São Paulo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;