Internacional Titulo
Nelson Mandela recebe homenagem da Anistia Internacional
Por Da AFP
01/11/2006 | 12:16
Compartilhar notícia


A romancista sul-africana Nadine Gordimer entregou nesta quarta-feira a Nelson Mandela a distinção de ‘Embaixador da Consciência’ da organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional, classificando-o de "revolucionário que pertence ao mundo inteiro".

"Mandela foi e é um revolucionário no melhor sentido na palavra", declarou Gordimer, Prêmio Nobel de Literatura, durante uma cerimônia na Fundação Nelson Mandela, em Johanesburgo.

Ao recordar a trajetória do herói da luta contra o apartheid, que passou 27 anos na prisão, a escritora destacou sua independência intelectual e seu ódio pelo "politicamente correto". "Ele fala abertamente das fragilidades do atual governo", destacou, recordando suas afirmações sobre a necessidade de combater com mais energia a epidemia da Aids.

Ao receber o prêmio, Mandela, 88 anos, destacou novamente a necessidade de lutar contra a Aids, seu principal objetivo desde que se aposentou da vida política em 1999.

"São as mulheres que pagam o preço maior da Aids", declarou o ex-presidente de um dos países mais afetados pela pandemia, com 5,5 milhões de pessoas infectadas em uma população de 47 milhões.

O nome do prêmio concedido a Mandela é inspirado num poema escrito para a Anistia Internacional pelo poeta irlandês Seamus Heaney, ‘Sobre a República da Consciência’.

Vaclav Havel, ex-presidente da República Tcheca, foi o primeiro a receber esta distinção em 2003, antes de Mary Robinson, ex-Alta Comissária para os Direitos Humanos das Nações Unidas, em 2004, e depois o grupo de rock irlandês U2, em 2005.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;