Setecidades Titulo
Clientes de restaurante passam mal
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
06/05/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


A utilização de água contaminada pode ter causado infecção alimentar em dezenas de clientes que almoçaram ou jantaram no restaurante Vivano Grill, de São Caetano, na última quinta-feira. Segundo informações do DAE (Departamento de Água e Esgoto), a rede interna de esgoto, que precisou ser desentupida, pode ter se misturado à água potável.

Consumidores que passaram mal durante o fim de semana relatam que o sabor da comida estava normal. "Não percebemos nenhuma diferença. Nem iríamos relacionar o problema ao restaurante, mas quando chegamos ao hospital, a médica disse que já tinha atendido outras pessoas com a mesma reclamação. Tinha até funcionário deles no pronto-socorro. Minha namorada está de cama, afastada do trabalho por dois dias", conta o jornalista Ricardo Baisso.

Entre os sintomas comuns aos clientes do restaurante, vômitos, náuseas, fraqueza, diarréia e calafrios. A família Lobato sentiu, na pele, os efeitos da infecção. "Eu fui o primeiro a passar mal, no sábado. Minha esposa e minha filha sentiram mal-estar no domingo. Estivemos no restaurante para uma festa. Havia 20 pessoas na mesa. Deste total, 13 passaram mal. Os comentários são os mesmos", diz o analista de projetos Rodrigo Lobato, que junto com sua mulher Bianca falou sobre o problema.

Assim que as primeiras reclamações chegaram, responsáveis pelo serviço de atendimento do restaurante colocaram-se à disposição dos clientes para pagamento de despesas médicas ou devolução dos valores pagos no restaurante. Apesar do apoio, o consultor de qualidade do Vivano Grill, Domingos Tommasi, afirma que as causas da infecção ainda não estão definidas.

"Colhemos amostras da água que serão analisadas. Imaginamos que seja a água, mas temos de aguardar os resultados dos exames. Houve um problema com a rede de esgoto e, como forma de prevenção, estamos utilizando agora apenas água comprada junto a empresas de caminhões-pipa", diz Tommasi.

A Vigilância Sanitária de São Caetano liberou, ontem, o estabelecimento sem qualquer restrição. Análises microbiológicas mostraram, segundo a Prefeitura, que a água utilizada pelo restaurante era satisfatória. O diretor do DAE, Julio Marcucci, diz que funcionários do departamento receberam chamado do restaurante na quinta-feira à noite. "Atendemos no primeiro horário da sexta, às 7h. O problema estava na caixa de gordura do restaurante, que é abastecido por poço artesiano."

O diretor do Procon da cidade, Vagner Barbato, diz que o caso vale indenização. "Os clientes podem ser ressarcidos das despesas e males sofridos pela infecção. Todos os comprovantes devem ser guardados", explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;