Economia Titulo
Maioria dos argentinos não querem ajuda do FMI
Do Diário OnLine
09/06/2002 | 18:45
Compartilhar notícia


A maioria dos argentinos acham que o país não deve pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo pesquisa publicada neste domingo no jornal Página 12, 66% acham que Duhalde não deve pedir ajuda financeira internacional em entre esses, 58% propõem que haja uma eleição presidencial o quanto antes para solucionar a crise vivida pelo país.

Segundo a firma de consultoria Research Internacional-Ananalogias, 66% dos entrevistados não pensam que a solução para quatro anos de recessão e para um desemprego que atinge 25% de mão-de-obra seja o FMI, enquanto 29% apostam numa ajuda do FMI.

Ao mesmo tempo, 58% dos argentinos querem a organização de eleições "o quanto antes", enquanto 37% preferem que o presidente Eduardo Duhalde termine seu mandato em dezembro de 2003.

Em relação às intenções de voto, as preferências começam pela dirigente do centro-esquerdista ARI, Elisa Carrió, que soma 17,6% , seguida pelos peronistas (PJ ou justicialistas), o dissidente Adolfo Rodríguez Saá (16,3%) e o poderoso governador de Santa Fé (centro-oeste), Carlos Reutemann (13,5%).

Logo em seguida aparecem os votos em branco (12,7%), o esquerdista Luis Zamora (9,3%), o empresário liberal e atual titular do clube Boca Juniors, Mauricio Macri (8,6%) e o mandatário peronista de Córdoba (centro), José Manuel de la Sota (4,4%).

O ex-presidente Carlos Menem (1989-99), que lançou sua candidatura há vários meses e realiza uma viagem aos Estados Unidos, reúne modestos 2,8% das intenções de voto.

A Research Interntional-Analogías ouviu 1,5 mil pessoas de ambos os sexos em Buenos Aires e seus arredores e em mais de 20 grandes cidades da Argentina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;