Cultura & Lazer Titulo
Artes plásticas a serviço da dança
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
22/04/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


A dança é a arte da apropriação. Através do corpo fluído, ela incorpora sinais musicais e teatrais, desdobrados em texto e melodia advindos dos mais diversos campos do saber. Agora, em Torso+Oco, que o Sesc Santo André exibe amanhã, em apresentação única, o intercâmbio entre o corpo e as artes plásticas é desvendado e ganha contornos no palco.

Com direção de Donizeti Mazonas e criação e interpretação de Suiá Burger Ferlauto e Wellington Duarte, a coreografia é inspirada na obra Critical Mass, do artista plástico britânico Antony Gormley.

Criada em 1995, a obra é composta por 60 peças de esculturas humanas apresentadas em 12 poses, que vão desde a posição fetal até o corpo ereto com os olhos voltados para o céu. A proposta é ligar a arte à realidade do corpo do artista, encontrando o limite do corpo que cria e desdobra essa criação em conceito artístico.

Segundo o artista, sua proposta é "materializar a incerteza e isolar algum ponto de contato entre consciência e matéria."

Critical Mass é um conceito utilizado pela física para designar o ponto de saturação máxima antes da bomba deflagrar. São dois conceitos, o dentro e o fora. Emoção e demonstração. Nas obras de Gormley, isso é explícito nas oposições: presença e ausência, luz e escuridão, contenção e expansão.

No palco, os artistas materializam essa relação. Sem linearidade entre os conceitos, o corpo é explorado em seus desdobramentos, no limiar entre o que a emoção e a razão coordenam e a dança e o gesto correspondem.

Como trilha, foram captadas sonoridades de diversos ambientes. O cenário faz referência ao molde, como se fosse um casulo, o celeiro do processo onde a corporalidade está representada e prestes a detonar.

O espetáculo parte do processo de estudo e pesquisa de Duarte de dança aberta para confrontar, misturar e investigar seu potencial por meio da interação com outras linguagens artísticas.

O artista, que concebeu o espetáculo, formatado em parceria com Suiá, que é também artista plástica, é formado em dança contemporânea e carrega no currículo parte de sua formação realizada em Portugal.

Torso+Oco - Dança. No Sesc Santo André. Rua Tamarutaca, 302, Santo André. Tel.: 4469-1200. Amanhã, às 21h. Ingr.: R$ 2 a R$ 8.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;