Esportes Titulo Santo André
Ramalho orienta jovens por mais movimentação e ousadia no time

Volante andreense diz que falta aos atletas habilidosos buscarem jogadas individuais

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
27/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


As derrotas do Santo André para Oeste, pelo Campeonato Paulista da Série A-2, e Goiás, pela Copa do Brasil, tiveram muitas semelhanças: gols sofridos em lances de bola parada, falha na definição dos lances, problemas de marcação e criação. Esta última situação, inclusive, vem sendo debatida entre o próprio elenco. De acordo com o experiente volante Ramalho, ele tem conversas com os jovens Guilherme Garré e Anderson Bartola, que compõem o trio ofensivo com Müller Fernandes. Nestes bate-papos, o veterano passa orientações quanto à movimentação dos garotos, o que notoriamente tem feito falta ao time.

“Costumo dizer principalmente para o Garré e o Bartola, que são leves e mais habilidosos, que quando o adversário encaixa a marcação alguém tem de fazer um lance individual. É assim que se sai da marcação, movimentando e arriscando, porque senão vai tocar, tocar, tocar e não vai achar espaço. Então estes jogadores têm de pegar a bola, partir para cima, cavar uma falta. E está sendo assim na Série A-2” , disse Ramalho.

Ainda segundo ele, se jogadores com o perfil de Garré e Bartola não tiverem mais ousadia, o Ramalhão acaba se tornando presa fácil para uma defesa bem montada e detalhes – como lances de bola parada – acabam sendo cruciais tanto a favor quanto contra. “As equipes estão jogando atrás da linha da bola, marcando forte e, se não houver essa movimentação e lances individuais, o jogo fica mais parelho e definido nos detalhes, como aconteceu contra Oeste e Goiás”, afirmou.

Bastante criticado na saída de campo tanto após o revés para o Oeste, no Bruno Daniel, quanto para o Goiás, no 1º de Maio, o técnico Ivan Izzo pediu calma e vê a equipe em evolução. “Precisamos de equilíbrio, tranquilidade, analisar o jogo não pelo resultado, embora seja o que vale e muitas vezes o trabalho é julgado por ele. Mas é necessário consciência do que está sendo feito e do que se pode alcançar”, comentou. “Estamos no caminho certo, infelizmente os detalhes estão pesando contra nós”, emendou o treinador.

MÜLLER FERNANDES

O atacante, que desperdiçou uma penalidade na partida contra o Goiás, dividiu opiniões entre torcedores do Santo André nas redes sociais. Muitos defenderam o camisa 9, que tentou surpreender Renan, mas parou na boa defesa do arqueiro. Outros, porém, julgaram a jogada como “irresponsável”. O técnico Ivan Izzo, por sua vez, saiu em defesa de seu jogador, fazendo até uma comparação com o argentino Lionel Messi, que na terça-feira errou uma cobrança no jogo do Barcelona contra o Manchester City pela Liga dos Campeões.

“Só erra pênalti quem está lá dentro. Infelizmente aconteceu com ele, vai perder outros na carreira. O Messi perdeu no jogo do Barcelona. Todos sabem do que fizeram, são conscientes, somos profissionais, por isso falo: é preciso ter equilíbrio nos bons e maus momentos”, afirmou Izzo.

Hoje pela manhã, os jogadores devem realizar a última atividade visando o duelo contra o Atlético Sorocaba, às 16h de amanhã, no Interior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;