Setecidades Titulo
Queda de energia pára trólebus
Por Christiano Carvalho
Especial para o Diário
17/05/2000 | 07:08
Compartilhar notícia


  Cinco cidades do ABC foram atingidas nesta terça por duas quedas de energia elétrica no sistema operado pela Eletropaulo. A primeira interrupçao no fornecimento aconteceu das 11h37 às 12h22 e afetou vários pontos de Santo André, Mauá e Ribeirao Pires, além de bairros da regiao de Sao Mateus, em Sao Paulo. Na segunda, entre 12h44 e 13h54, as mesmas áreas, exceto Mauá e Ribeirao, mais Sao Bernardo e Sao Caetano, ficaram novamente sem energia.

Santo André e Sao Bernardo registraram os maiores problemas, evidenciados no trânsito, em razao dos semáforos desligados e da paralisaçao da rede de trólebus. Pelo menos dois acidentes entre automóveis foram registrados na avenida Pereira Barreto. Os corredores de trólebus para Sao Mateus e Jabaquara, nos trechos de Santo André e de Sao Bernardo, operavam no momento do corte de energia com 45 veículos, que pararam na via, causando um grande congestionamento. A EMTU (Empresa Metropolita de Transportes Urbanas), que gerencia o sistema, e a Metra, responsável pela sua operacionalizaçao, substituíram os trólebus por ônibus à diesel. Mesmo assim, houve bastante lentidao, já que os trólebus parados obstruíam a passagem dos outros carros.

Como o problema ocorreu no horário do almoço, quando a demanda é baixa, nao houve muito atraso, explicou a assessoria de imprensa da EMTU. Cerca de 15 mil pessoas costumam utilizar os trólebus nesse período do dia. A situaçao foi sendo normalizada gradualmente. Dez assistentes de operaçao da EMTU e da Metra trabalharam durante toda a tarde na organizaçao do trânsito e na transferência de passageiros para os ônibus. Apesar do retorno da energia, os veículos voltaram a funcionar aos poucos, porque era necessário deixar espaço razoável entre um e outro para nao sobrecarregar determinados trechos em virtude da oscilaçao do fornecimento, que diminuía a velocidade dos carros.

A falta de energia no fim da manha desta terça teve origem na subestaçao Leste da EPTE (Empresa Paulista de Transmissao de Energia), em Sao Mateus. De acordo com a empresa, o sistema de proteçao desligou automaticamente o terminal, provocando o corte na transmissao da rede para a Eletropaulo, responsável pelo abastecimento direto aos consumidores.

Os motivos da pane ainda sao desconhecidos, mas técnicos da EPTE já começaram a apurar o que realmente ocorreu. A Eletropaulo reestabeleceu o fornecimento, interrompido em dois momentos, por meio de manobras operacionais, captando energia de outras estaçoes de transmissao. Com isso, o tempo de paralisaçao do abastecimento foi menor que o previsto pelas duas empresas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;