Setecidades Titulo Carnaval
São Leopoldo destaca o processo de formação do cidadão em enredo

Agremiação do Jordanópolis promete desfile colorido e animado

Por Natália Fernandjes
03/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A hexacampeã do Carnaval de São Bernardo, Mocidade Alegre de São Leopoldo, aposta no processo de formação do cidadão para conquistar mais um título da festa popular da cidade. A agremiação do bairro Jordanópolis levará para a passarela do samba o enredo Educação é ir além..., com a promessa de um desfile colorido e animado. A expectativa é esquecer e superar os problemas de 2014, quando a escola ficou com a quinta colocação do evento, posição considerada injusta pela diretoria.

O carnavalesco Alexandre Callegari Caetano diz que apesar de saber que a agremiação foi a campeã do povo e merecia pelo menos o vice-campeonato no ano passado, o episódio serviu para dar ainda mais força para a comunidade. “Sabemos que os jurados não julgaram de acordo com o regulamento. Tiraram ponto do quesito comissão de frente por um problema com a fantasia, quando deveriam ter avaliado apenas a postura, comunicação e coreografia”, lamenta.

Os trabalhos em cima do enredo, que pretende destacar a famosa educação que vem de berço, começaram em maio de 2014. A principal dificuldade, segundo Caetano, é evitar que o tema remeta à formação escolar do indivíduo. “Claro que a questão da verba também é um limitador criativo, mas reaproveitamos bastante material com a reciclagem de tecidos e também de arame dos anos anteriores para economizar”, destaca. A estimativa é que os gastos fiquem em torno de R$ 70 mil a R$ 80 mil.

A apresentação contará com 360 componentes, divididos em dez alas e com três alegorias: o abre-alas, que retratará questões relacionadas à construção do conhecimento, o segundo carro, que homenageará o educador Paulo Freire e o último, com crianças atentando para o futuro da Educação e a necessidade de investimento para a construção de uma sociedade melhor.

“Faremos um Carnaval muito bonito e estamos convidando as escolas co-irmãs e o público para conhecer o trabalho da São Leopoldo, que é muito sério”, garante o carnavalesco. Os ensaios da escola acontecem às quartas e domingos, a partir das 19h30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;