Cultura & Lazer Titulo
Xuxa muda para permanecer Xuxa
Por Danielle Araújo
Da TV Press
04/04/2005 | 12:15
Compartilhar notícia


Os quatro meses fora do ar serviram para Xuxa como uma pausa para reflexão. E o resultado é o programa TV Xuxa, que estréia nesta segunda-feira na Globo. Tudo nele é diferente de No Mundo da Imaginação, a começar pelo diretor: Jorge Fernando entrou no lugar de Roberto Talma. Outra novidade: Xuxa pode continuar rainha, mas agora é do gênero ‘Rainha da Inglaterra’ – escaldada que foi pelo insucesso de No Mundo da Imaginação, que patinava em seis pontos de audiência no Ibope. Por isso, quem vai mandar mesmo no programa será o próprio Jorge Fernando – que divide a responsabilidade de sucesso ou fracasso com o roteirista Flávio de Souza. “Procurei os diretores da Globo para descobrir o que tinha de errado. Não estava preocupada somente com a audiência, mas com tudo. Afinal, quero agradar”, afirma Xuxa. E a apresentadora acredita que desta vez vai conseguir. Tanto que topou ampliar sua presença diária na TV de 50 minutos para duas horas.

Todas estas mudanças, ironicamente, resultaram em uma produção bem parecida com os antigos programas comandados por Xuxa. A apresentadora dividirá o palco com crianças, promoverá brincadeiras, receberá músicos e cantores e anunciará desenhos animados. E até encerrará cada programa a bordo de uma nave espacial, como fazia no Xou da Xuxa entre 1986 e 1992. A diferença é que o veículo será virtual, feito em computação gráfica, para não ocupar muito espaço do estúdio. “É uma maneira de retomar minha identidade. E através de uma pesquisa, vimos que as crianças de hoje são curiosas para saber como era minha nave”, diz Xuxa.

Na lista de desenhos animados estão os inéditos Zentrix, Rugrats Crescidos e os Padrinhos Mágicos, além de novos episódios de Beyblade e Bob Esponja. A estratégia de investir em novos desenhos não é de graça. Afinal, no ano passado o Bom Dia & Cia, do SBT, superou a audiência de No Mundo da Imaginação. E a justificativa da apresentadora era o fato de o SBT dispor de ótimos títulos da Walt Disney e da Warner. “A Globo negociou com o Disney Channel. Queremos que seja uma coisa fantasiosa, lúdica e interessante”, afirma.

Apesar de No Mundo da Imaginação não ter dado certo, Xuxa insistirá em personagens da antiga produção. Caso da bruxa Keka Meleka, que ganhou mais espaço e terá um quadro, no qual ensinará a fazer pratos horrorosos e nada saborosos. “O figurino dela está tão feio que chega a ser bonito”, diz. Outra novidade é que TV Xuxa será tematizado. A cada dia um tema dará o tom de todos os quadros. A idéia é balancear cultura e diversão. “Vai ser muito bacana. Foi o Jorginho que criou. Ele é a pessoa que estou aprendendo a ouvir”, afirma.

Ao assumir o programa, Jorge Fernando modificou praticamente toda a equipe técnica, que conta com mais de 30 profissionais – só ficaram o diretor Marcelo Zambelli, a assistente de direção e ex-paquita Ana Paula Guimarães e o figurinista Marcelo Cavalcanti. Para Jorge Fernando, era a única maneira de fazer diferente a mesma coisa. Xuxa, por sua vez, não se importou com as mudanças. “Antes, sonhava sozinha. Por isso, não deu certo. Já nessa nova equipe todo mundo vestiu a camisa”, garante a apresentadora, que embora tenha 23 anos de carreira, não consegue esconder a ansiedade com a nova empreitada.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;