Internacional Titulo
Engenheiro da Nasa antecipou desastre do Columbia
Por Da AFP
14/02/2003 | 10:12
Compartilhar notícia


Dois dias antes da tragédia do ônibus espacial Columbia, um engenheiro da Nasa alertou para a possibilidade de uma catástrofe por causa do superaquecimento do trem de aterrissagem esquerdo, o que poderia provocar a explosão dos pneus durante sua entrada na atmosfera.

Em um memorando de 30 de janeiro passado, que a Nasa divulgou na noite desta quinta-feira, o engenheiro Robert Daugherty esboçou a teoria de que o objeto que atingiu a asa esquerda do Columbia na decolagem teria danificado seriamente o compartimento do trem de pouso.

Em 16 de janeiro, 80 segundos após o lançamento, um pedaço de material isolante se desprendeu do tanque de combustível externo central da nave, que atingiu os ladrilhos do revestimento térmico da asa esquerda. De 20 a 27 de janeiro, os engenheiros realizaram uma série de reuniões para avaliar a extensão dos danos causados pelo incidente.

No dia 28, os responsáveis pelo vôo concluíram que o impacto não tinha danificado o ônibus espacial a ponto de representar um risco durante a entrada na atmosfera terrestre.

Dois dias depois, ao ser solicitado, Daugherty manifestou sua apreensão aos responsáveis. Segundo ele, o pedaço de material isolante podia ter quebrado a porta do trem de aterrissagem, expondo sua estrutura a altíssimas temperaturas externas de até 1.650ºC. "O trem, de alumínio, perderá suas propriedades materiais, à medida que for esquentando e a pressão dos pneus crescerá até sua eventual explosão", avaliou.

Com essa explosão, "as coisas podem ficar realmente muito ruins, o suficiente para impedir a saída (do trem de aterrissagem)", continuou. Daugherty mencionou também a possibilidade de que o superaquecimento no interior do compartimento pudesse danificar outras peças, como os circuitos hidráulicos ou o mecanismo de ativação de emergência do trem de pouso.

O destinatário do e-mail, David Lechner, da United Space Alliance (USA), contratado da Nasa, contestou: "aprecio sinceramente seus cândidos comentários. Como todo o mundo, esperamos que a análise do impacto do escombro (da espuma isolante) seja correto".

Segundo a Nasa, as primeiras anomalias de fato aconteceram no trem de aterrissagem, minutos antes da catástrofe, quando o Columbia voltava para a Terra numa velocidade de mais de 21 mil quilômetros por hora.

Neste momento, o centro de controle de Houston detectou uma elevação anormal das temperaturas nos circuitos hidráulicos do trem de aterrissagem da asa esquerda, seguida de uma perda repentina do dados da telemetria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;