Memória Titulo Memória
De Interlagos à Rua Marechal Deodoro
Por Ademir Medici
04/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Eu e a Sophia descíamos o morro da Rua do Cruzeiro muito cedo, sempre juntinhos, de mãos dadas, deixando com as comadres ao nos ver passar rumo ao estúdio os cochichos de que parecíamos eternos namorados”.

Do livro “Minha Vida, Minha Luta”, um dos vários que Antenor Coradi escreveu e publicou.

As ligações entre São Bernardo e Santo Amaro são históricas. A Estrada dos Vianas interligava as duas localidades, cruzando Acuri ou Guacuri, hoje Diadema. Do caminho colonial resta o trecho da hoje superurbanizada Rua dos Vianas, ainda com suas curvas interligando o Paço de São Bernardo aos sítios Guarará e dos Vianas, em Santo André.

Jovens de São Bernardo costumavam licenciar suas bicicletas em Santo Amaro, quando esse era município autônomo – é, naquele tempo as bicicletas também tinham placas.

Na delegacia de Santo Amaro ficava mais em conta ($) o licenciamento das magrelas. Mas o que valia mesmo era a farra de pedalar e apostar quem conseguiria seguir com o menor número de pés no chão. Tempo do nascente Aeroporto de Congonhas.

As fotos de hoje focalizam esta ligação, de Interlagos ao autógrafo defronte ao Cine São Bernardo. Coisas deliciosas da Semana Antenor Coradi.

Zelo do fotógrafo

Texto: Isa Coradi

Nada escapava aos olhos de Antenor Coradi em seu estúdio. Se fosse tirar uma foto de uma pessoa com o cabelo um milímetro fora do lugar, ele pegava o pente e arrumava. O mesmo esmero tinha com brilhos no rosto da pessoa. Se o nariz estivesse brilhando, ele passava pó de arroz que guardava especialmente para isso.

Quando uma pessoa queria uma foto só do rosto, tipo 6x9, Antenor usava o jogo de luzes.

News Seller há 50 anos

Domingo, 3 de janeiro de 1965 – ano 7, nº 348

Manchete – Delegado de Santo André decide: crianças proibidas de portar armas de pressão (chumbo)

Morte – Idécio Poletto, 33 anos, morador de Paranapiacaba, vítima de um ataque de abelhas próximo à caixa d’água no depósito de locomotivas.

Música – Maestro Mario Fuzzo obtém o primeiro lugar no programa Bandas de todas as bandas, da Rádio Record, pela composição do dobrado Coronel Martins Soares.

Imprensa – News Seller publica os primeiros atos oficiais de Santo André.

Beleza – Maria Cristina Boemer coroada a Rainha da Escola Industrial Júlio de Mesquita, de Santo André.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 4 de janeiro de 1985 – ano 27, nº 5714

Manchete – Tancredo (Neves, candidato à Presidência da República) faz acusações a banqueiros e ao governo

Estradas – Governador Montoro reabre a Estrada Velha do Mar, agora via turística, para os veículos que sobem do Litoral.

Futebol – Eleições na Federação Paulista de Futebol. Felipe Cheidde, presidente do EC São Bernardo, enfrenta o ex-governador José Maria Marin, candidato à reeleição.

Automobilismo (Marco Piquini) – Puma quer produzir carros japoneses no País.

Polícia – Quatro presos fogem da cadeia por túnel em São Bernardo.

Hoje

  • Dia Nacional do Portador de Hemofilia;

  • Dia da Liberdade de Culto;

  • Dia da Gratidão.

Em 4 de janeiro de...

1875 – Fundado o jornal A Província de São Paulo, atual Estadão.

1915 – A guerra. Da manchete do Estadão: “A lentidão da ofensiva é ocasionada pelas chuvas incessantes e pelo estado das regiões completamente alagadas.”

- Vice-presidente Carlos Guimarães deixa o governo do Estado com o retorno do titular, Rodrigues Alves, já restabelecido.

1920 – Padre Luiz Capra, de 40 anos, vigário de Santo André, falece repentinamente após celebração de missa em São Caetano, no atual bairro Fundação. Sua paróquia estendia-se pela Linha Santo André a São Caetano.

Padre Capra era italiano de Parma. Fora ordenado em 1905 e desde 1908 atuava no Brasil como missionário de São Carlos, em São Bernardo, Paranapiacaba, Campo Grande, Rio Grande (da Serra) e Ribeirão Pires.

No seu enterro, no Cemitério da Saudade, na atual Vila Assunção, discursaram o médico Silvio Franco e o jornalista Nicolau Arnoni.

Entre as coroas, as enviadas pela Câmara de São Bernardo – que custeou as despesas fúnebres –, seu conterrâneo italiano Ernesto Binotto, professor José Franco, irmãs de São Carlos, famílias Gaiarsa, Cattaruzi, Fornasari, senador Flaquer, Queirós dos Santos, Boccacino, Francisco Marques da Silva, Alfredo Flaquer e Emilio Cordes, filhas de Maria e amigos de São Caetano.

Na epidemia da gripe espanhola, em 1918 e 1919, padre Capra teve grande atuação no atendimento aos que necessitavam. Deu início à construção de igrejas, erigiu capelas. E, pela sua pouca idade e notória disposição, sua morte repercutiu intensamente na região e em outras cidades.

1970 – Prefeito Newton Brandão inaugura o sistema viário central de Santo André, que inclui o Viaduto Luiz Carlos Berrini, futuro Viaduto da Acisa, sobre a Avenida Quinze de Novembro.

1975 – Luiz Morales, do México, vence a I Prova dos Reis de São Caetano.

Santos do dia

  • Manuel Gonzáles Garcia (Espanha, Sevilha 1877 – Palência 1940). Bem-aventurado. Fundou a Instituição dos padres Missionários Eucarísticos e da Congregação religiosa das Missionárias Eucarísticas de Nazaré;

  • Ângela de Foligno;

  • Caio;

  • Hermes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;