Economia Titulo
Economista do Fed diz que desemprego baixo nao é sustentável
Por Do Diário do Grande ABC
07/06/2000 | 11:58
Compartilhar notícia


O diretor de pesquisa do Federal Reserve norte-americano, Michael Prell, afirmou que os EUA nao deverao ser capazes de sustentar taxas de desemprego baixas sem gerar inflaçao. "Minha sensaçao é de que o mercado de mao-de-obra está muito apertado e que uma taxa de desemprego de 4% deverá mostrar-se insustentável", disse Prell em uma conferência do grupo de economistas e profissionais do mercado Money Marketeers, da Universidade de Nova York.

Prell observou que o nível de desemprego que leva à inflaçao provavelmente é mais baixo hoje do que há alguns anos. Por muito tempo, pensou-se que a taxa de desemprego nao-inflacionária (NAIRU) fosse em torno de 6%. Nos últimos anos, porém, ela ficou bastante abaixo daquele nível, chegando a cair a 3,9% antes de subir, no mês passado, para 4,1%.

Segundo Prell, fatores como a valorizaçao do dólar ajudaram a conter algumas das pressoes inflacionárias que poderiam ter surgido do aperto do mercado de mao-de-obra. Ele ressalvou que é difícil medir o quanto essas "surpresas agradáveis" contribuíram para que a inflaçao se mantivesse baixa. Prell deixará o Fed no fim deste mês, depois de trabalhar por 30 anos na instituiçao, 13 deles como diretor de pesquisa. Ele será substituído por seu vice, David Stockton.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;