D+ Titulo X-Coração
Por dentro do mundo animado

Jovens de S.Bernardo ajudam a produzir a animação ‘X-Coração’ que acaba de estrear no Disney XD

Por Bruna de Grande
Especial para o Diário
26/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A paixão por desenhos animados fez com que Natália Oliveira Lima, 19 anos, de São Bernardo, escolhesse essa área como profissão. Aluna do Centro de Audiovisual de São Bernardo, a garota está aprendendo sobre cinema e TV e, como estagiária, ajuda a produzir a animação X-Coração, que acabou de estrear no Disney XD.

A série, com 26 episódios de 11 minutos cada, conta as aventuras de três amigos que formam uma banda de rock e sonham com o sucesso. É exibida de terça a quinta, às 20h30.

A oportunidade de fazer parte deste trabalho é uma parceria com a Cartunaria Desenhos, do Rio Grande do Sul. “Minha família ficou muito feliz. Eu também me sinto realizada por tudo. No início não foi fácil, mas agora está mais claro”, diz a garota, que sempre teve interesse pelo assunto e se sente bem por fazer o que gosta.

A jovem destaca que o aprendizado obtido no estágio é imprescindível para fazer um bom trabalho. “Cada etapa é muito importante. A bagagem que levamos com isso é ótimo para a carreira, ainda mais no meu caso, que desejo seguir nessa área”, afirma Natália.

Cleiton Souza da Silva, 22, de São Bernardo, também participa do projeto e acha tudo muito interessante e prazeroso. Eles usam a técnica cut-out animation (animação de recortes), em que os personagens, objetos e cenários são recortados para que os profissionais possam dar o movimento desejado.

“Me divirto muito com as atividades. Como o ambiente é prazeroso, fica ainda melhor. Tudo que aprendemos durante o curso é colocado em prática aqui.” O estudante deseja continuar a carreira e está muito feliz com os resultados obtidos pelo esforço.

Jarbas Valim, coordenador do núcleo Audiovisual, afirma que os estagiários têm contato real com o que aprendem durante o trabalho. “Eles produzem e, assim, tudo fica mais sério e prazeroso. Para quem gosta, isso faz a diferença”.

Eder Leal de Lima, 21, de São Bernardo, concorda com o coordenador. “A prática é essencial. Não dá para aprender de verdade só na teoria.” Para o garoto, o mais interessante na área é que o profissional tem liberdade de fazer do modo como acha melhor, usando a própria imaginação e seguindo o desejo do cliente.

“Futuramente pretendo atuar na área de jogos. É algo que me dá motivação, pois gosto muito.” destaca Leal, que tem a intenção de fazer faculdade na área de games e se aperfeiçoar em animação. Segundo o estudante, esse trabalho é promissor e gratificante. “Isso é muito importante para mim, pois é o que eu gosto. É o emprego dos sonhos”.

Entenda melhor a profissão do animador

Diversos profissionais estão envolvidos na produção de uma animação. As funções são divididas entre roteirista, criador de personagem, profissional de storyboard (desenha partes do filme para ter ideia mais clara de como vai ficar), direção de arte e dublagem.

O desenho pode ser 2D ou 3D. A diferença entre eles é que o último tende a ser o mais próximo possível do mundo real. “Usam iluminação, textura, entre outros truques”, explica Ivan Querino, que trabalha com ilustração e animação há mais de 14 anos e é fundador da Animart Digital School, escola de desenho e computação gráfica especializada no ensino on-line.

Uma das maneiras de produção é o método quadro a quadro, feito com softwares de modelagens, que separa as articulações do personagem para que o animador dê o movimento desejado. Tem também o estilo stop motion (massinha), em que o movimento é realizado em foto por foto.

Segundo Ivan, o mercado de trabalho está crescendo neste ramo, principalmente na área de jogos. A dica para quem quer ser animador é estudar bastante e ter um bom portifólio. “Existem vários cursos, até mesmo on-line, que podem ajudar.”

Terça é o Dia Internacional da Animação

O Dia Internacional da Animação, comemorado terça (28), lembra a primeira exibição pública de desenhos animados, que aconteceu em 28 de outubro de 1892, pelo francês Émile Reynaud.

Para celebrar, serão exibidos gratuitamente curtas-metragens de mostras Infantil, Nacional, Internacional e Ambiental em diversas cidades do Brasil. Entre os destaques está o curta nacional Estrela (foto), que narra a história de uma garota que viaja entre as estrelas.

Confira a programação que rola no Grande ABC na terça (28):

SANTO ANDRÉ – Às 19h30, na Escola Livre De Cinema e Vídeo de Santo André (Av. Utinga, 136, tel: 4461.4181).

SÃO BERNARDO – Às 19h30, no Teatro Elis Regina (Av. João Firmino, 900, tel: 4351-347)

DIADEMA – Às 14h, no Cine Eldorado (R. Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, tel: 4059-1649)

RIBEIRÃO PIRES – Às 19h30, no Terminal de ônibus (ao lado da estação de trem Ribeirão Pires). Mais informações no site www.abca.org.br. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;