Cultura & Lazer Titulo Escritores
Literatura da região em destaque

Em Santo André, Espaço dos Escritores do ABC
retoma as atividades na Biblioteca Nair Lacerda

Por Vanessa Ratti
Especial para o Diário
11/06/2016 | 05:10
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Os escritores e amantes de literatura do Grande ABC estão prestes a ter um espaço com programação diária voltada para este segmento. Depois da reforma da Biblioteca Nair Lacerda (Praça 4º Centenário), em Santo André, reabre também o Espaço dos Escritores do Grande ABC (no segundo andar da biblioteca), com uma nova proposta: a criação do Núcleo de Escritores.
Inaugurado em 1998 pelo prefeito de Santo André, Celso Daniel (morto em 2002), o local tem objetivo de mostrar produções da região. Mesmo com reuniões mensais como o Encontro com Escritores da Região do ABC e atividades do projeto Quatro Dedos de Prosa, os escritores Sérgio Simka, Cida Simka e Ítalo Meneghetti sentem necessidade de procurar e juntar escritores, estudantes, professores e comunidades locais em um só lugar para troca de experiências. “ Essas ações eram pontuais. A proposta do núcleo é que o grupo se aproprie do espaço com a intenção de profissionalizar esses escritores”, conta Sérgio Simka.
Além disso, ele percebeu a falta de um espaço que permitisse encontros e união entre esses profissionais. “Teremos eventos simultâneos para mostrar à comunidade que aqui (na região) existe gente competente. Vamos contar com a parceria de editoras também para lançar alguns livros”, completa ele.
Com participação de cerca de 30 pessoas, a reabertura, realizada na noite de ontem, também contou com a presença da gerente da Biblioteca, Carmela Giura, que abraçou a causa. “Sabemos que tem muita gente que escreve, mas não tem oportunidade de publicar, queremos mudar isso”, afirma.
Entre o público que prestigiou a reabertura estavam alguns escritores. Entre eles Edna Kalil, de Santo André, que esteve no espaço quando foi fundado. “ Enquanto a Biblioteca foi reformada nós passamos a nos encontrar na Casa da Palavra, mas sentia muita falta daqui. Estou feliz de voltar e com novas propostas”, conta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;