Setecidades Titulo Santo André
Apagões mudam rotina de moradores na Vl.Pires
Por Caroline Garcia
Especial para o Diário
08/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Desde maio, casas da Rua Jurubatuba, na Vila Pires, em Santo André, estão com problemas no fornecimento de energia. De três a quatro vezes por semana, depois das 19h, a luz começa a piscar e os moradores correm para desligar todos os aparelhos da tomada. Logo depois, a energia acaba e demora cerca de três a quatro horas para voltar.

Na casa da doméstica Maria Isabel Fachinelli Falco, 57 anos, o computador já queimou por causa das interrupções. "Gastei R$ 490 no conserto e o técnico disse que queimou devido a sobrecarga elétrica. Na quinta, quando estava reinstalando, a luz acabou novamente. Nem voltei a ligar depois disso. Um vizinho também já perdeu a geladeira."

Cada morador tem, em média, dez protocolos registrados na Eletropaulo. Segundo os vizinhos, os técnicos da concessionária que aparecem para consertar o problema no transformador falam que a carga nos fios é grande e que as interrupções no fornecimento vão continuar ocorrendo.

"Foram 37 horas sem luz desde que começou a cair. Tenho tudo anotado", disse a empresária Rosemeire Aparecida Andrade Ramos, 47. "Não funciona portão eletrônico, monitoramento de alarme. Somos obrigados a deixar o carro na rua", disse.

Segundo os vizinhos, dois transformadores foram trocados em menos de dois meses, mas o problema persiste. A merendeira Edna Furlan, 57, disse que já dormiu sem tomar banho. "Chego em casa correndo e torcendo para que tenha luz. Comida faço à luz de velas, e tenho sempre lanterna perto."

Em nota, a Eletropaulo informou realiza projeto de readequação na rede que atende a Rua Jurubatuba. Serão instalados cabos isolados com maior capacidade energética. Desta maneira, segundo a concessionária, a rede de energia será menos suscetível aos desligamentos causados pela interferência de galhos, árvores, ventos e outros objetos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;