Setecidades Titulo
Promotoria sugere denúncia de falta de remédios
Thiago Krauss
Especial para o Diário
28/03/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


A Promotoria de Justiça de Santo André não tinha idéia das dificuldades encontradas pelos pacientes em relação à entrega de medicamentos feita pela DIR II (Direção Regional de Saúde), em Santo André. O setor tem descumprido o que determina a lei 10.782/01, que obriga o Estado a fornecer remédios aos pacientes portadores de diabetes.

Segundo o assistente da Promotoria Ângelo Fabiano Tribicchio Teixeira, a falta era conhecida, mas não a dimensão do problema. “Nós sabemos que a falta de medicamentos ocorre muitas vezes por causa do processo de licitação, porém não sabíamos que este tempo era tão longo”, disse Teixeira após receber a informação do Diário de que alguns pacientes chegam a ficar sem remédio por até dois meses. “Como nem todas as pessoas nos procuram, só acompanhamos os casos em que somos contatados. Porém, com essa informação, gostaria de orientar a população a vir até nós”. Um prazo para solução do impasse só poderá ser dado após análise de cada caso.

Portador de diabetes, o aposentado Mauro Ferreira, 64 anos, está ansioso para retirar o medicamento do qual precisa. “Estou tentando pegar insulina desde o dia 12 e, para não perder tempo, eu ligo lá a cada três dias para saber se chegou ou não. Até agora nada” lamenta.

Terça-feira, funcionários informaram ter recebido diversos itens no fim da semana passada, porém alguns remédios ainda estão faltando. A situação, portanto, exige muita paciência por parte de quem precisa retirar medicamentos na DIR II.

A Secretaria de Saúde do Estado foi procurado pela reportagem para comentar o caso, mas não se manifestou.

Para denunciar demora na entrega de medicamentos à Promotoria de Justiça e Cidadania do Fórum de Santo André, comparecer pessoalmente à Praça IV Centenário, no Centro, que atende de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h (sala 133 do 1º andar).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;