Internacional Titulo
Dois norte-americanos e um japonês ganham Nobel de Química
Por Das Agências
10/10/2001 | 08:21
Compartilhar notícia


O Prêmio Nobel de Química de 2001 foi atribuído esta quarta-feira aos americanos William S. Knowles, K. Barry Sharpless e o japonês Ryoji Noyori por seus trabalhos sobre o desenvolvimento da síntese assimétrica catalítica, anunciou a Real Academia de Ciências da Suécia.

Wiliam S. Knowles e Ryoji Noyori são recompensados por "seus trabalhos sobre as reações de hidrogenação catalizada por quiralidade" e K. Barry Sharpless "por seus trabalhos sobre as reações de oxidação catalizada por quiralidade", precisou a academia.

Os resultados de suas pesquisas fundamentais são aplicados em uma ampla gama de sínteses industriais de produtos farmacológicos, como os antibióticos, os antiinflamatórios e os cardiotônicos, explicou o júri.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;