Economia Titulo
Pequenas seguem pagando em dia
Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
23/11/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O índice de pontualidade de pagamento das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) manteve-se estável em outubro, com 95,5%. Isso significa que, a cada 1.000 pagamentos efetuados durante o mês passado, 955 foram quitados à vista ou com no máximo sete dias de atraso.

O levantamento da Serasa Experian considera os pagamentos efetuados mensalmente por amostra de cerca de 600 mil MPEs, totalizando 8 milhões de pagamentos registrados por mês, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da entidade. O índice leva em conta também a quitação de dívidas com bancos.

Segundo o gerente de indicadores de mercado da Serasa, Luiz Rabi, a estabilidade na pontualidade dos pagamentos é comum no 4º trimestre, quando não ocorre a queda do índice. "Muitas MPEs não se programam direito para o pagamento do 13º salário (cuja primeira parcela tem de ser paga até o dia 30) e, quando chega essa época do ano, acabam tendo problemas de caixa."

O destaque fica por conta do patamar dos pagamentos em dia, na casa dos 95%. Nos últimos três anos, o índice ficou em 94,1%. "Pelo menos até o início do ano esta deve ser a média. Isso porque existe incerteza política a respeito da economia do próximo governo. Se o mercado apresentar elevação da taxa de juros, por exemplo, a pontualidade pode ser prejudicada", diz.

O alto percentual também sinaliza que mais MPEs estão conseguindo financiar mais e montantes maiores. O valor médio dos pagamentos efetuados pontualmente cresceu 3,9% em outubro frente a setembro, atingindo R$ 1.494,55. Em comparação ao mesmo mês de 2009, a alta foi de 3,6%, a primeira variação anual positiva em 17 meses.

SETORES - A estabilidade no pagamento foi observada tanto nas empresas comerciais (95,5%) quanto nas industriais (95,2%). O único setor que apresentou melhora na pontualidade foi o de prestação de serviços, passando de 94,9% em setembro para 95,3% em outubro. A recuperação do segmento acompanhou o crescimento das contratações que, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), capitaneou a geração de emprego no mês.

Desafios para microempresa em debate

Com o objetivo de auxiliar o pequeno e o micro empresário a se capacitar e a desenvolver seu negócio, o Proced (Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento), da FIA (Fundação Instituto de Administração), promoverá o terceiro Ened (Encontro da Universidade com Empresas em Desenvolvimento), no dia 4, das 8h30 às 12h30, no auditório 5 da FEA, em São Paulo.

A proposta é orientar os empreendedores na tomada de decisão, por meio de análises e debates sobre os principais desafios enfrentados, e a participação das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) na economia.

Com a temática A empresa em desenvolvimento como suporte ao crescimento da economia brasileira, o evento gratuito contará com a participação de professores e pesquisadores da FIA e da FEA/USP, além de empresários, para buscar formas de aprimoramento do processo de gestão dessas organizações e, assim, promover seu constante crescimento.

Para se inscrever, basta telefonar para 3732-3506 ou acessar o site www.fia.com.br/proced. O auditório 5 da FEA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 980, na Cidade Universitária. (da Redação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;