Memória Titulo
Aqueles alunos da EJA

Devidamente orientados por bons professores, 11 moradores do Jardim Portinari deixaram perpetuadas lindas histórias de vida aqui em Memória

Por Ademir Medici
16/12/2019 | 07:03
Compartilhar notícia


O Natal de 2014 foi especial. Convivemos com alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Emeb Cândido Portinari, em Diadema. Eles participaram ativamente da página, contando histórias de vida, ilustradas por fotos do álbum de cada um. Foram os construtores da II Semana Diadema 2014.

Numa noite, cinco anos atrás, jantamos com eles na escola e nos deliciamos com a boa comida servida. Tiramos fotos. Como guia, a professora Raquel de Medeiros Alexandre, que havíamos conhecido numa feira do livro da Prefeitura.

Conhecemos mais dois professores: a Lucinete e o Luciano. Lucinete, incrível, vestiu a camisa da memória. Entrevistou seus alunos. Buscou antigas fotos. Deu um show de participação.

Quem se interessar, pode consultar as páginas da Memória de dezembro de 2014 para conhecer ou rever as crônicas apresentadas, com as fotos individuais da turma. Hoje reproduzimos a foto coletiva, deixando uma pauta bem jornalística:

Jovens colegas da EJA do Portinari, o que vocês fizeram nos cinco anos seguintes até os dias atuais?
Permanecem em Diadema ou retornaram para seus locais de origem?
Que caminhos seguiram?
Continuaram os estudos?
Produziram outras crônicas?

Em caso positivo, enviem para nós, pois vocês são parceiros e este cantinho é de vocês.
Feliz Natal, amigos queridos.

Em tempo – Professora Raquel, aquele livro que a senhora nos deu, é nosso de cabeceira. Um dos presentes mais lindos que Memória já recebeu. Gratidão eterna. 

Em 16 de dezembro de...

1914 – A I Guerra. Manchete do Estadão: recomeça o ataque no Norte da França.

Romaria ao santuário de Nossa Senhora da Penha, em São Paulo, com mais de 500 peregrinos, suplicando a Deus pela cessação da conflagração europeia.

1934 – Chove forte. Avalanche de pedra e terra em Piassaguera e no patamar 3 da Serra do Mar. Tráfego da São Paulo Railway interrompido. Caminho do Mar (estrada rodoviária) permanece também interditado devido à queda de barreiras na véspera.

1939 – A II Guerra. Do noticiário do Estadão: os soldados finlandeses continuam a resistir aos ataques das tropas soviéticas, que sofreram fortes baixas.

1959 – São Bernardo é eleito um dos dez municípios do ano, os que apresentaram maior índice de progresso no decorrer de 1959. 

A classificação foi obtida no concurso anual do Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), juntamente com a revista O Cruzeiro.

Os outros nove municípios vencedores foram: Arapongas (Paraná), Caraúbas (Rio Grande do Norte), Cruzeiro (São Paulo), Guarujá (São Paulo), Joaçaba (Santa Catarina), Pau D’Alho (Pernambuco), São Lourenço (Minas Gerais), Sousa (Paraíba) e Veranópolis (Rio Grande do Sul).

O título, por São Bernardo, foi recebido pelo prefeito Aldino Pinotti, na então Capital Federal, Rio de Janeiro.

Nota – Senhores da Prefeitura de São Bernardo, haveria como encontrar aquele diploma recebido pela cidade 60 anos atrás? Seria um belo presente de Natal para a cidade.

1969 – Polícia anuncia o desmantelamento do movimento ‘Ala Vermelha nº 1’, que invadiu a Rádio Independência, de São Bernardo, e levou ao ar manifesto de Carlos Marighela.

1974 – Sesi distribui 4.000 sacos com gêneros alimentícios para famílias pobres de Santo André.

Santos do dia

Albina, Ananias

Eusébio (Itália, Sardenha, 283 – Vercelli, 371). Bispo. A Igreja celebrava sua memória em 16 de dezembro, mas o papa Paulo VI, em 1969, transferiu a comemoração para 2 de agosto.

Diário há 30 anos...

Sábado, 16 de dezembro de 1989 – ano 32, edição 7250

Manchete – Na véspera da eleição presidencial, Lula e Collor jogam tudo na militância

São Bernardo – Prefeitura assume outras duas linhas de ônibus, agora da Viação Santo Ignácio.

Estradas – Polícia Rodoviária bloqueia Interligação e organiza a descida em comboios.

Automobilismo (Percy Faro, editor) – Picape 4x4 da GM, o veículo sem limites para o fora de estrada.

Cultura & Lazer – Dezessete academias apresentam-se em rodas de capoeira no Centro Cultural do bairro Assunção, em São Bernardo.

Municípios brasileiros 

Celebram aniversários em 16 de dezembro:

No Mato Grosso, Alto Paraguai

No Rio Grande do Norte, Caicó e São José de Mipibu

 Em Santa Catarina, Descanso

 Na Paraíba, Frei Martinho

 No Pará, Irituia

No Paraná, Juranda e São Carlos do Ivaí

No Rio Grande do Sul, Osório e Tapes

No Mato Grosso do Sul, Rio Verde de Mato Grosso

Fonte: IBGE

Hoje

Dia do Reservista. Comemorado na data do nascimento do poeta Olavo Bilac, grande propugnador do serviço militar.

De uma notícia publicada pelo Estadão em 1939: o general Eurico Gaspar Dutra, ministro da Guerra, levará à assinatura do chefe do governo um decreto instituindo o ‘Dia do Reservista de Guerra’, que devera coincidir com a data do aniversário natalício de Olavo Bilac (cf. edição de 16 de dezembro de 1939).

Dia do Teatro Amador




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;