Setecidades Titulo Santo André
Alunos protestam contra fechamento de turmas da EJA

Prefeitura anuncia mudanças em cinco escolas da rede; cidade conta com 4.066 matrículas

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
12/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Alunos e professores das turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal de Santo André estão insatisfeitos com mudanças anunciadas pela Prefeitura. Há cerca de uma semana, gestores da Secretaria da Educação informaram em cinco escolas que as turmas não serão renovadas para o ano que vem e já indicaram novas unidades escolares para quem tiver interesse em prosseguir com os estudos. Os munícipes e os docentes reprovam a medida e afirmam que isso vai esvaziar as aulas.

Serão afetadas as escolas Professor Antonio Virgílio Zaniboni, no Jardim do Estádio; Chico Mendes, no Recreio da Borda do Campo; Professora Elaine Cena Chaves Maia, no Jardim Santo Alberto; Fernando Pessoa, no Jardim Stella; e Madre Teresa de Calcutá, no Parque João Ramalho.

Professores acusam a Prefeitura de esvaziar o programa, não realizando a divulgação adequada, e apontam que a mudança vai fazer com que alunos desistam do aprendizado. “O adulto que retoma os estudos tem particularidades e vulnerabilidades que precisam ser levadas em conta, como dificuldade de locomoção, baixa renda para arcar com transporte, entre outras questões”, citou uma docente.

Aluna da escola Madre Tereza, no Parque João Ramalho, a cuidadora de idosos Cleusa Maria Rebelo de Almeida, 55 anos, parou de estudar aos 12. Ela retornou às aulas buscando qualificação e nova área de trabalho, uma vez que, por causa de problemas de saúde, não consegue mais atuar como cuidadora. “Tenho dificuldade de visão e, aqui, os professores me ajudam, ampliam as folhas. A escola para onde me destinaram (no Parque Capuava) é muito longe. Muitas pessoas vão parar de estudar”, lamentou. Segundo o Censo da Educação de 2019, Santo André tem 4.066 alunos matriculados na EJA, 1.734 no programa municipal e 2.332 no estadual.

A Prefeitura negou que a mudança seja abrupta e alegou que a proposta vem sendo debatida desde o início do mês. Segundo a pasta, as alterações só vão vigorar no ano que vem. A administração alegou ainda que todos os 111 alunos da EJA municipal terão direto a requerer passe livre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;