Política Titulo Mauá
Gestão Atila prepara exigência de renovação de frota da Suzantur

Levantamento da Secretaria de Transporte de Mauá indica ao menos 50 ônibus com idade acima da exigida no contrato e linhas desabastecidas

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
01/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O governo do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), prepara ofensiva contra a Suzantur para renovação da frota municipal. O Diário apurou que levantamento feito pela Secretaria de Transportes indicou a existência de 50 veículos com idade acima da permitida em contrato circulando no sistema. Ofício deve ser encaminhado nos próximos dias à empresa cobrando explicações.

Na semana passada, Atila se reuniu com Eduardo Carneiro, secretário de Transportes, que apresentou diagnóstico do setor – o socialista fez o mesmo com diversos secretários após retornar ao cargo de prefeito, no dia 10.

A análise de Carneiro foi a de que a Suzantur tem deixado ônibus com idade acima da exigida no contrato firmado em 2014 rodarem no município. A suspeita do governo, conforme apurou o Diário, é a de que a empresa estaria privilegiando linhas do coletor-tronco da Vila Luzita, em Santo André, uma vez que licitação para exploração formal desse ramal está aberta – a Suzantur opera na região por meio de contrato precário após vencimento de acordo emergencial feito em 2016.

A avaliação da pasta é a de que 50 veículos rodam com idade acima da permitida. Pelo contrato, em 2014, a Suzantur deveria apresentar 248 ônibus zero-quilômetro, mas o Diário já mostrou que essa exigência foi descumprida e que investigação foi negligenciada pela administração de Mauá, no período em que Donisete Braga (ex-PT, atual Pros) era prefeito.

O item 29º, do capítulo 7º do contrato entre Prefeitura e Suzantur determina que a concessionária tenha de manter, “obrigatoriamente”, durante vigência do acordo, frota com idade média máxima de cinco anos, “composta por veículos com idade entre zero e dez anos”.

O Diário mostrou, no dia 19, que a ex-prefeita Alaíde Damo (MDB), em resposta a requerimento do vereador Irmão Ozelito (SD), afirmou que a Suzantur opera no município com 223 veículos, enquanto que a frota mínima era de 248 coletivos.

Outro diagnóstico feito pela equipe de Carneiro foi sobre a operação de 15 linhas. O relatório extraoficial indica que, sob governo Alaíde, esses itinerários tiveram serviço prejudicado (com menos veículos) ou reduzidos (como baldeação no terminal Itapeva). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;