Memória Titulo
Atenção para a chamada, gente do João Ramalho...

Agitadíssima a comunidade estudantil do Colégio João Ramalho, que foi o primeiro ginásio e escola normal públicos de São Bernardo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/10/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Agitadíssima a comunidade estudantil do Colégio João Ramalho, que foi o primeiro ginásio e escola normal públicos de São Bernardo. A rapaziada fará o 1º reencontro anual no próximo dia 22, no Restaurante Santo Antonio, no Batistini. Lá deverá se reunir a turma de 1962, 1963, 1964 e 1965. Mas, na verdade, o reencontro já começou, graças ao milagre da Internet.

Os jovens de ontem, experientes de hoje, tem trocado figurinhas e reconstruído a memória da escola, com belas lembranças, trocando e-mails. E de antemão publicamos uma notícia trazida pela professora Maria José: o "João Ramalho" tem um hino, com letra do professor Feitosa. A turma procura por uma cópia desta letra.

Uma novidade do reencontro: haverá chamada pelos professores da época. Para tanto, os organizadores estão providenciando um livro de frequência. Ou seja: ninguém pode faltar.

NOTÍCIAS HISTÓRICAS
A casa original do Instituto de Educação João Ramalho, hoje perto do Paço, sede da Guarda Municipal, foi doação da ex-prefeita Tereza Delta ao Estado, que construiu os anexos com as salas de aula (Doroti Mori); na frente da casa havia um gramado com chorões, onde alunos como Lafaiete Luiz Barbosa chegou a participar de aulas de desenho.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 1º de outubro de 1980

Manchete - CNE (Comissão Nacional de Energia) decide hoje sobre racionamento.
Santo André - Ônibus voltarão para a Rua Luiz Pinto Flaquer.
São Bernardo - Talav da FEI poderá ir para a Cidade da Criança.
São Caetano - Mantido o formato das floreiras do calçadão da Avenida Conde Francisco Matarazzo.

EM 1º DE OUTUBRO DE...

1900 - Fundada a Associação Musical Instrutiva Lira da Serra, origem da Sociedade Recreativa Lira da Serra e do atual União Lira Serrano, de Paranapiacaba.

O clube nasce no mesmo ano dos dois mais antigos clubes de futebol do País, EC Rio Grande, do Rio Grande do Sul (19-7-1900) e Ponte Preta de Campinas (11-8-1900).

Como o Lira da Serra nasceu numa comunidade de muitos ingleses, construtores e mantenedores da estrada de ferro São Paulo Railway, é lícito imaginar que a entidade se inclui entre as primeiras do País a praticar o futebol, esporte que importamos da Inglaterra.

1915 - Em 1º de outubro Gino Marcigalia nasce em San Bonifacio, em Verona, Itália, filho de Andréa Marcigalia e Valentina Monarin. Radicado em São Caetano, cuida de aparelhos eletro-eletrônicos e passa lindos filmes à criançada do seu bairro.

1965 - Realizado em Santo André o espetáculo musical 'Linha de frente', da MPB, com Jogo Trio e outros artistas.

1970 - Sindicato dos Químicos do ABC reelege a diretoria do presidente Jaime Cajueiro: chapa Azul, 1.895 votos; chapa Verde, 935.

HOJE

Início da Semana da Vida, Dia Nacional dos Vereadores, Dia Internacional da Terceira Idade, Dia do Viajante (ou agente) Comercial (instituído em 1937), Dia da Esquadra, Dia da China, Dia da Nigéria, Dia do Vendedor e Dia do Diário Oficial.

SANTOS DO DIA

Milor, Remigio, Teresa de Lisieux (ou Santa Terezinha do Menino Jesus) e Veríssimo.

Na estampa, São Remigio ou Remy (440-533). Bispo francês. Grande evangelizador. Fortaleceu o catolicismo em seu país.
Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Falecimento

LUCINDA RAMIRES GABRELON
(São João da Boa Vista, SP, 23-3-1921 - Santo André 7-9-2010)

A família Ramires Gabrelon testemunhou a transformação do rural em urbano de um dos bairros mais antigos de Santo André, a Vila Guiomar. Havia a casa-sede, sempre bem cuidada. Em letras azuis em fundo branco, a inscrição: "Fazenda Guiomar". Numa das paredes internas, quadros a óleo com os rostos dos antigos moradores. Ao redor, coqueiros, onde crianças como a pequena Bernardete ia apanhar coquinhos. Na casa, já nos anos 1950, morava a professora Eulália, que dizia: "Aqui será uma escola". E de fato é, a atual Escola Estadual Padre Agnaldo Vieira.

Lucinda Ramires Gabrelon, mãe de Bernardete, contava que empregados eram destacados para manter o casarão em ordem, inclusive raspando e encerando o assoalho.

Dona Lucinda casou-se no interior com Antonio Luiz Gabrelon. No início da década de 1940, o casal mudou-se para Santo André. Durante 35 anos o sr. Antonio trabalhou na Pirelli, enquanto dona Lucinda lavava roupa para fora e ajudava no orçamento doméstico.

O conjunto do IAPI da Vila Guiomar estava sendo construído. E a família Ramires Gabrelon foi uma das primeiras moradoras. O primeiro filho, José Roberto, nasceu em 1942, em São João da Boa Vista, para onde a mãe voltou para dar à luz. Já em Santo André nasceram os quatro outros filhos: Helio, Nair, Renato e Bernardete.

"Minha mãe era muito firme. Educou a todos nós dentro da sua simplicidade. Era honesta e muito estimada no bairro. Dona Izolina, hoje com 93 anos, era sua grande amiga", conta Bernardete.

Filha de Rafael Ramires e Valentina Correia, dona Lucinda partiu aos 89 anos. Além dos filhos e amigas, deixa seis netos, Eduardo, Fernando, Evandro, Eliane, Jair e Talita; e os três primeiros bisnetos, Kaê, Kadu e Tainá. Está sepultada no cemitério de Camilópolis. AM

SÃO CAETANO
(Cemitério da Cerâmica)
Vicente Geraldo Novembrini, 77. Dia 25.
Maria Oliveira dos Santos, 69. Dia 23.
Otávio Avelino da Cruz, 68. Dia 23.
Nelson Giuliani, 64. Dia 25.
Maria da Conceição de Sousa, 62. Dia 25.
José Almeida Rodrigues, 62. Dia 27.
Sidney Fonzzi Hermann, 53. Dia 25




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;