Política Titulo São Caetano
Auricchio planeja mudanças no secretariado e cogita rival

Jander Lira, principal nome da oposição à gestão na Câmara, pode assumir a Pasta da Cultura

Por Humberto Domiciano
08/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


 Prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), prepara mudanças no secretariado. Entre as alterações cogitadas estão a chegada do vereador oposicionista Jander Lira (PP) à Pasta da Cultura, em substituição a João Manoel da Costa Neto, a volta de Cristiano Gomes (PSDB), desta vez na Secretaria de Assistência e Inclusão Social e ainda a entrada de Fernando Trincado Simon em Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação. O Palácio da Cerâmica não confirma oficialmente as trocas, mas nos bastidores do Paço, mudanças no primeiro escalão são dadas como certas.

Para Jander Lira, principal nome da oposição a Auricchio na Câmara, a possível entrada no governo depende de negociação do PP com o Executivo. “Não será uma decisão individual. Quem conduz esse tipo de conversa é o líder da bancada, o vereador Chico Bento. Além disso, a executiva da sigla também será consultada. Estou satisfeito como vereador, mas na política nada é definitivo. Isso depende do espaço e autonomia que eu teria dentro do governo”, comentou.

Por sua vez, Cristiano Gomes fez parte do primeiro secretariado, quando ocupou a Pasta de Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. Gomes ficou como segundo suplente do PSDB na Câmara e obteve 842 votos em 2016.

Já Fernando Trincado Simon foi diretor do Atende Fácil e também ocupou cargo de diretor regional da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em São Caetano. Desde o começo da gestão, Auricchio já efetuou trocas na Secretaria de Assistência e Inclusão Social (Erica Mateo por Magali Rosalem) e na Pasta de Governo, que já contou com quatro titulares.

Rodrigo Toscano foi o primeiro secretário de Governo, mas foi deslocado para o Saesa (Sistema de Água Esgoto e Saneamento Ambiental). Patricia Fernandes de Souza Florencio foi nomeada em seu lugar, porém, suspeitas em licitações conduzidas por ela causaram a demissão. Jefferson Cirne da Costa, que comanda a Fazenda, acumulou o cargo até junho, quando foi nomeada Marília Marton Correa, que atuou como chefe de gabinete nas secretarias estaduais de Cultura e Educação.

No ano passado, uma reforma administrativa extinguiu a Secretaria de Comunicação – o setor foi reduzido a uma diretoria subordinada à Pasta de Governo – e criou a Controladoria-Geral do Município, comandada por Mylene Gambale.

O governo tucano também transferiu o setor de Turismo, então atrelado à Pasta de Esportes, para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho, que passou a ser denominada Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação. A Secretaria de Esportes, chefiada pelo vice-prefeito Beto Vidoski (PSDB), por sua vez, virou Esportes, Lazer e Juventude.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;