Memória Titulo
Festa também na Aparecida da Pauliceia
Ademir Medici
12/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 No km 16 da Via Anchieta, a capelinha de Nossa Senhora Aparecida, de históricas romarias, com fiéis chegando a pé, de ônibus, em carroças e charretes, de automóvel, a cavalo e de bicicleta ao longo de mais de 70 anos.
As missas, por anos seguidos, foram irradiadas pela Rádio Record, com a locução do comendador Siqueira.

Nos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora no Vale do Paraíba, os 71 anos da capela da Aparecida na Vila Pauliceia. Uma das mais frequentadas e documentadas entre as igrejas dos bairros do Grande ABC. Em 30 anos da Memória de todos os dias aqui no Diário, as fotos de Aparecida – no Santuário Nacional e na Vila Pauliceia – sempre foram encontradas nos álbuns familiares consultados.
Todos guardam uma recordação das romarias ao antigo ‘Esmaga Sapo’ da Pauliceia e/ou à Aparecida.
Em São Bernardo, a capelinha foi construída no terreno dos antigos transmissores da Rádio Record, por desejo do marechal Paulo Machado de Carvalho, o ‘Marechal da Vitória’ nas Copas de 1958 e 1962, e nome do Estádio do Pacaembu. Por isso, a capelinha em honra de Nossa Senhora Aparecida passou a ser chamada de ‘Capelinha da Record’.
E quando a Prefeitura de São Bernardo construiu a Avenida 31 de Março, interligando os bairros Pauliceia e Taboão, a capelinha, inaugurada em 1946, precisou ser demolida. Sobreviveu durante 30 anos. E uma réplica foi construída em outro ponto da Vila Pauliceia, no caminho do ‘Morro do Querosene’.
São lembranças recolhidas entre os antigos e publicadas, aqui e ali, nas colunas e páginas da Memória. E, ano a ano, as festas de 12 de outubro sempre tiveram a cobertura do Diário na Vila Pauliceia.

Diário há 30 anos
Domingo, 11 de outubro de 1987 – ano 30, edição 6570
Grande ABC – Escolas estaduais estão em total abandono.
Economia – O sucesso da Caixa Ouro do Banco do Brasil. Reportagem: Elianete Simões.
Santo André – Centro Cultural Infantil, espaço livre para criar e brincar. Reportagem: Maria Angelica Ferrasoli, com fotos de João Colovatti.
Memória – Festa na Capela da Record. Marino Pieroni, de Santo André, e sua bicicleta defronte à Capela de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Pauliceia, em São Bernardo. O ano: 1953.

Em 12 de outubro de...
1822 – Brasil declara oficialmente a sua independência de Portugal; príncipe Dom Pedro é aclamado imperador constitucional do Brasil.
1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: o Brasil e os navios alemães. Estabelecimento de uma linha de navegação para a Europa.
Rio, 11. O governo autorizou Nilo Peçanha, ministro do Exterior, a entrar em negociações com os países aliados para o estabelecimento de linhas de navegação internacional, servidas por vapores de bandeira e tripulação brasileiras.
Serão empregados neste trajeto os vapores alemães apreendidos pelo Brasil e que serão incluídos na frota do Lloyde brasileiro.
O dia 12 de outubro já era guardado como feriado nacional há um século, mas para lembrar a descoberta da América.
1922 – Inaugurado no Rio de Janeiro o Museu Histórico Nacional.
1958 – Fundação oficial do Olaria Futebol Clube, da Vila Baeta, em São Bernardo. Informalmente, sem registros em Liga, o Olaria existia desde 1954.
1972 – Imagem de Nossa Senhora Aparecida é exposta na Catedral do Carmo, em Santo André. Trata-se da mesma imagem que foi trazida à cidade em 1971 e desde então passou a percorrer as várias igrejas da Diocese.

Municípios Paulistas
Hoje é o aniversário de Nova Aliança (fundado em 1914), Guaraçaí (1925), Tupã (1929), Lavínia (1933), Presidente Bernardes (1935), Julio Mesquita (1949) e Três Fronteiras (1959).

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários neste dia 12 de outubro:
Em Goiás, Águas Lindas de Goiás, Bonópolis, Itumbiara, Monte Alegre de Goiás, Rubiataba, Santa Rita do Araguaia e São Simão.
No Piauí, Altos.
No Rio Grande do Sul, Bossoroca e Santo Antonio das Missões.
Em Minas Gerais, Carvalhos, Conquista, Córrego Fundo, Piau, Sacramento e Serrania.
No Paraná, Iporã.
No Pará, Marapanim.
No Tocantins, Sandolândia.
Na Bahia, São Sebastião do Passé e Urandi.
No Rio de Janeiro, Seropédica.
Em Santa Catarina, Timbó.
Fonte: IBGE.

Hoje
Dia da Criança
Dia do Descobrimento da América
Dia da Leitura
Dia do Engenheiro Agrônomo
Dia do Corretor de Seguros
Dia do Basquete
Dia do Mar

Santos do Dia
Nossa Senhora Aparecida, 300 anos de história
Evágrio




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;