Memória Titulo
Gente do Grande ABC
Por Ademir Medici
08/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Hoje é o aniversário de Faustina Telles Piccolo, 98 anos, já que ela nasceu em São Paulo, em 8 de julho de 1919. Seus pais, Vicente Telles e Tereza Romano Telles, vieram para São Caetano em 1927. Faustina estava com oito anos de idade. Os Telles constituíram uma das primeiras famílias da Vila Barcelona: Rua Capeberibe, esquina com a Rua Conselheiro Lafayete. Aqui Faustina cresceu. Casou com Abelardo Piccolo, com quem formou uma linda família. Abelardo Piccolo, um grande esportista, partiu no ano 2000.

Com o marido, Dona Faustina manteve um armazém de secos e molhados na esquina das Ruas Taipas e Joana Angelica, na Vila Barcelona. O estabelecimento funcionou com a família entre 1951 e 1968, quando foi vendido.

Mês passado completou 90 anos Zilda Oliveira Bernardino, nascida em 19 de junho de 1927 em São Paulo, filha de João Messias de Oliveira e Sebastiana de Oliveira. Em entrevista a Mauricio Silva, dona Zilda rememorou aspectos da sua vida:

Aos 13 anos começou a trabalhar como auxiliar de tecelã.

Casou-se aos 19 anos com Alcebíades Bernardino Santana e o jovem casal mudou para Santo André. Vive na cidade há 73 anos.

Para ajudar o marido, Zilda lavava roupas para 15 rapazes de uma pensão na Rua Natal e para três times de futebol, um dos quais o Vasquinho da Vila América.

Foi com surpresa que Dona Zilda celebrou seus 90 anos. Surpresa da família, que a levou à sede da Portuguesa local.

Dona Zilda tem dois filhos – Evanize e Alcebíades Filho – seis netos, 10 bisnetos e dois tataranetos.

O clube onde foi realizada a festa dos 90 anos de Dona Zilda tem uma história de muita resistência. Fundada em 1954, a Portuguesa encerrou atividades em 1970 e voltou à ativa em 1979. A iniciativa foi de dois trabalhadores da Pirelli: Arlindo Fagundes dos Santos e Orlando de Oliveira.

Hoje a Portuguesa tem praça de esportes na Vila América: campo, vestiários e demais dependências. As traves foram fincadas numa sexta-feira santa. O espaço é dividido com outro clube do bairro, o Vasco da Gama.

Da história da Portuguesa consta um amistoso realizado em 1989 frente ao Tsusakan, da Terceira Divisão do Japão: 2 a 1 para a Portuguesa.

Outro momento: 1981. A Portuguesa passa a ser o primeiro clube do Grande ABC a ostentar o nome de patrocinadores em sua camisa. Palavras do Sr. Arlindo, também entrevistado por Mauricio da Silva.

Festa nas Colônias

Show comemorativo

Hoje, a partir das 14h

Local: Praça do Batistini, Alameda das Paineiras

Apresentações musicais com bandas de forro e sernajeas, aulas de ritmos com professora de dança, barracas com comidas e bebidas, brinquedos, pintura facial para crianças e ação saúde com aferição de pressão e glicemia

Missa solene amanhã, domingo, dia 9, na Matriz Santo Antonio: Estrada Galvão Bueno, 4945, no coração do Batistini.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 8 de julho de 1987 – ano 30, edição nº 6488

MANCHETE – PMDB vaiado no comício das diretas. Foi o primeiro comício realizado na rampa do Congresso Nacional, em Brasília.

ALIMENTOS – Governo usa estoque para regular os preços da carne. Reportagem: Ivanilde Sitta.

AUTOMOBILISMO (André Gomide) – Amortecedor eletrônico já é realidade brasileira

Em 8 de julho de...

1911 – Com o nome de Clube Atlético Internacional de Ribeirão Pires era fundado o Ribeirão Pires Futebol Clube, que comemora sua fundação em 14 de julho.

Santos do Dia

Procópio de Citópolis. Sacerdote nascido em Jerusalém. Foi uma das primeiras vítimas do imperador romano Diocleciano, feroz perseguidor dos cristãos na Palestina. Morto no ano 303.

Papa Adriano III

Áquila e Priscila.

Nas Ondas do Rádio

Rádio ABC AM (1570) – Causas nobres. Presença de Wagner Yamoto, presidente da entidade “Adoção Brasil”. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Presença de Mercedes Sosa, a argentina que emprestou a voz para os oprimidos da América Latina, que não tinham como expressar seu repúdio à ditadura no Brasil, Chile e Argentina.

A pauta é detalhada pelo jornalista Milton Parron, produtor

e apresentador, coordenador do Cedom – Centro de Documentação e Memória.

No programa, além de uma entrevista que fiz com ela em 1977, em Buenos Ayres, para a Jovem Pan, utilizo também trechos de várias outras entrevistas que ela deu para emissoras de rádio argentinas e para o saudoso amigo Fernando Faro, da TV Cultura.

Mercedes Sosa relata fatos comoventes de sua infância de extrema pobreza em San Miguel de Tucumán, sua cidade natal.

Também fala das dificuldades, sempre por falta de dinheiro, que a obrigaram a abandonar a carreira que estava começando a deslanchar, porque precisou voltar a Tucumán para poder criar o filho que acabara de dar à luz.

Mercedes Sosa não tinha recursos para isso em Buenos Ayres, então se socorreu da mãe para ajudá-la. O episódio lhe custou o fim do casamento. Depois o reconhecimento popular com as músicas de protesto que varreram o mundo.

Focalizamos entrevistas devidamente alinhavadas com as interpretações inesquecíveis dessa artista que nos deixou em 2009, aos 74 anos de idade.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h. Os últimos programas Memória estão no site www.radiobandeirantes.am.com.br

Rádio Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810). Quinta Avenida. Big band do trompetista Harry James; cantor Barry Manilow, homenageando a “Era do Swing”. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Amanhã, às 9h. Pela internet, sites: www.radiotrianon.com.br , www.quintaavenida.mus.br e grandeabcwebradio.com

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Mais de meio século no ar (1966-2017). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;