Internacional Titulo
ONU e Kofi Annan ganham o Prêmio Nobel da Paz
Do Diário OnLine
12/10/2001 | 11:39
Compartilhar notícia


A Organização das Nações Unidas (ONU) e seu secretário-geral, Kofi Annan, foram os ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 2001, por "seu trabalho em favor de um mundo mais organizado e mais pacífico".

A ONU e Annan eram os favoritos na premiação do Instituto Nobel da Noruega. A Pastoral da Paz, ligada à Igreja Católica do Brasil, também concorria neste ano. O prêmio, equivalente a US$ 1 milhão, será entregue em Oslo, em 10 de dezembro.

“Kofi Annan tem dedicado quase toda sua vida profissional às Nações Unidas. Como secretário geral, atuou para dar uma nova vida à organização, interessando-se particularmente pelos direitos humanos", justificou o comitê.

"Em uma organização que não pode ser mais que o que seus membros lhe permitem ser, Annan demonstrou que a soberania não pode ser um escudo por trás do qual os Estados escondem suas violações”, acrescentou.

Após a premiação, Kofi Anann afirmou que o prêmio Nobel da Paz é “um grande incentivo para a organização em busca da paz”. Ele disse ainda que o reconhecimento também significa um “desafio para fazer mais e melhor”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;