Setecidades Titulo Educação
Fundação Sto.André promete criar instituto para angariar recursos

Expectativa é que projeto seja efetivado em março; objetivo é retomar prestação de serviços com entidades públicas e privadas

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
25/02/2017 | 00:00
Compartilhar notícia


 Na tentativa de reverter o atual quadro de crise econômica enfrentado pela instituição de ensino desde 2008, a FSA (Fundação Santo André) promete criar até próximo mês um órgão de apoio cujo árduo desafio será o de captar recursos financeiros para a faculdade.

Segundo a reitoria da instituição de ensino, a ideia é que o “Instituto de Apoio à FSA”, nome dado ao projeto, consiga por meio da prestação de serviços, via entidades privadas e públicas da região, angariar recursos financeiros para suprir o rombo mensal de R$ 500 mil que a Fundação Santo André tem acumulado desde o ano passado, conforme noticiado ontem pelo Diário.

“Trata-se de um projeto que temos desenvolvido junto a docentes da instituição. Como a FSA não conta hoje com a CND (Certidão Negativa de Débitos), a nossa proposta é a de que esse instituto consiga retomar as prestações de serviços que nossa comunidade acadêmica desenvolvia anteriormente junto a administrações municipais e empresas privadas, além de buscar novos projetos”, relata o assessor da reitoria Maurício Magro.

A expectativa é que o instituto consiga atender projetos e demandas nas 27 áreas de graduações oferecidas pela Fundação Santo André atualmente. Sem especificar valores para que o projeto saía do papel, Magro antecipa que o órgão de apoio à FSA é, hoje, uma das principais apostas da instituição de ensino para sanar – ou minimizar – as crises econômica e administrativa enfrentadas pela faculdade.

Após perder em um ano cerca de 1.500 alunos, a Fundação Santo André já suspendeu no início deste ano a abertura de três novas turmas nas áreas de Geografia, Matemática e Engenharia Ambiental.

A situação caótica enfrentada pela FSA também tem impactado o pagamento de salários dos funcionários da instituição, estimados hoje em cerca de 500 profissionais diretos, incluindo docentes. Sem recursos em caixa, a reitoria tem optado por fazer depósito de apenas R$ 1.000 no quinto dia útil para, posteriormente, fazer a quitação total dos débitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;