Cíntia Bortotto Titulo
O turnover em tempos de recessão

Tema que não abordo aqui há algum tempo já é a questão do turnover nas companhias. Para quem não se lembra, este termo significa a rotatividade de funcionários, ou seja, a frequência com que colaboradores entram e saem da empresa.

Por Do Diário do Grande ABC
05/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Tema que não abordo aqui há algum tempo já é a questão do turnover nas companhias. Para quem não se lembra, este termo significa a rotatividade de funcionários, ou seja, a frequência com que colaboradores entram e saem da empresa.

Muita gente pensa que porque estamos em uma época de recessão isso não acontece tanto, mas não é bem verdade. Mesmo com a diminuição de vagas no mercado de trabalho ainda há em alguns setores, como no varejo, altos índices de rotatividade de funcionários.

Lembro que o turnover pode ser considerado altamente nocivo para a empresa. Não é positivo que uma companhia invista recrutando, selecionando e treinando novos colaboradores para que os mesmos saiam meses após a admissão. Mas acontece, e muito. Conseguir manter os talentos pode ser grande diferencial competitivo no contexto que estamos vivendo.
Sua empresa tem um turnover alto? É possível reduzir? As razões para um alto índice de rotatividade podem ser muitas – salários, estilo de liderança, falta de perspectiva, benefícios insuficientes, localização da empresa, não adaptação à cultura da organização etc.

Contratar bem e ter um RH (Recursos Humanos) estratégico é essencial para diminuir essa taxa. Por isso, o profissional recrutador deve estar preparado. A formação em Psicologia ajuda nas leituras comportamentais, mas temos ótimos recrutadores que não possuem essa formação e conseguem ter boa leitura da pessoa que se apresenta em um processo. Hoje, a entrevista por competências, que é uma técnica utilizada por profissionais de diferentes formações, também pode tornar as contratações mais assertivas.

Além disso, é preciso fazer a lição de casa e investir em um bom clima organizacional. Investir nos perfis de liderança, entender as motivações da equipe, bem como políticas de remuneração e benefícios adequadas, são ações que podem ajudar bastante a fidelizar seu funcionário.

De forma geral, vemos que o papel do RH é fundamental neste contexto. Ter departamento organizado pode ajudar muito.

Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;