Internacional Titulo
Talibã autoriza Bin Laden a travar 'guerra santa' contra EUA
Por Maria Teresa Orlandi
Do Diário OnLine
10/10/2001 | 09:23
Compartilhar notícia


A milícia islâmica Talibã, que controla a maior parte do Afeganistão, suspendeu todas as restrições que impunha a seu “hóspede” Osama Bin Laden, principal suspeito nos atentados de 11 setembro aos EUA, e o autorizou a travar a jihad — esforço do muçulmano para difundir e proteger o islamismo, caracterizado como guerra santa na imprensa — contra os Estados Unidos.

O porta-voz do regime, Abdul Hai Mutmaen, disse, em entrevista à rádio BBC, que a jihad tornou-se um dever de todos os muçulmanos, diante dos ataques americanos ao Afeganistão. Ele afirmou que os bombardeios não atingiram a liderança do Talibã nem Bin Laden.

Depois dos ataques terroristas em Nova York e Washington, o Talibã afirmou que o envolvimento de Bin Laden não seria possível pois suas atividades estavam controladas e suas comunicações, cortadas. “Com o começo dos ataques norte-americanos, essas restrições não vigoram mais. Queremos (a jihad), Bin Laden a quer e a América sofrerá conseqüências desagradáveis”, disse Mutmaen.

Osama Bin Laden tornou-se pivô da crise entre o Talibã e os EUA depois que a milícia afegã se negou a entregar o milionário saudita às autoridades americanas, alegando que não havia provas sobre seu envolvimento nos atentados contra o World Trade Center (Nova York) e o Pentágono (Washington), que deixaram mais de 5 mil mortos.

Nesta terça-feira, o porta-voz da organização terrorista de Bin Laden, a Al Qaeda, disse que “a tempestade de aviões não vai parar e que milhares de jovens muçulmanos estariam dispostos a morrer para defender suas causas. “Milhares de jovens afegãos estão dispostos a morrer; eles valorizam a morte da mesma forma que os americanos valorizam a vida”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;