Setecidades Titulo Mauá
Queda de raio bloqueia trânsito

Descarga elétrica desativou sistema automático de cancela no Capuava

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
11/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A queda de um raio provocou a paralisação da cancela que controla o cruzamento de veículos sobre a linha do trem ao lado da Estação Capuava, na divisa entre Santo André e Mauá. O problema ocorreu por volta das 14h e, segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), foi solucionado por volta das 17h. Antes disso, o equipamento estava sendo operado manualmente por funcionários da empresa e da Polícia Ferroviária.

A operação manual aumentou o tempo de espera para os veículos, o que provocou congestionamento ao longo da Avenida Manoel da Nóbrega. O trânsito lento teve reflexo na Avenida dos Estados, que registrava pontos de lentidão nas proximidades da linha férrea. A equipe do Diário demorou 45 minutos para percorrer cerca de um quilômetro e fazer a travessia sentido Avenida João Ramalho. Na direção contrária, o motorista enfrentou menos problemas.

A espera trouxe prejuízos a caminhoneiros que percorreram a região, que abriga grande quantidade de indústrias e de empresas de logística. "Eu tinha uma entrega para fazer às 16h e não vou conseguir entregar. Se a firma recusar o recebimento, vou ter que arcar com tudo isso", lamentou o motorista Ernani Gomes, 40 anos.

Quem passou pelo local também reclamou da falta de orientação por parte de agentes de trânsito. Por volta das 16h, não foram vistos funcionários das prefeituras de Mauá e Santo André para indicar rotas alternativas. "Eu não sabia que aqui estava desse jeito, se soubesse, não passaria por aqui. O pessoal do trânsito deveria estar por aqui para nos indicar o caminho mais adequado", protestou o também motorista Sandro Damião, 23.

VIADUTO

Para agilizar a ligação entre a Avenida dos Estados e o Centro de Mauá, a Dersa está construindo viaduto que vai transpor a linha férrea e eliminar o cruzamento em nível no Capuava. Com orçamento total de R$ 85 milhões, a previsão é de que a obra seja concluída ainda neste ano. O projeto prevê também a formação de binário entre as avenidas Rosa Kasinski e Alberto Soares Sampaio.

Hoje, quem está no Centro de Mauá e quer acessar a Avenida dos Estados precisa utilizar a Alberto Soares Sampaio, que é estreita e tem mão dupla de circulação, o que proporciona congestionamentos. Com a mudança, cada via terá apenas um sentido de fluxo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;