Política Titulo Santo André
Aidan procura Temer para reaproximação com PMDB

Prefeito de Sto.André diz que vice-presidente está sendo usado

Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
07/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), aposta na proximidade com o vice-presidente da República, Michel Temer, para rever a postura do PMDB de lançar candidatura própria na cidade encabeçada pelo ex-aliado Nilson Bonome, que até janeiro fora secretário de Gabinete da administração. Rechaçando pressão por parte do cardeal peemedebista, ele sustenta que Temer "foi usado" no episódio e visa marcar reunião com o peemedebista para tratar de aliança.

Segundo Aidan, o vice-presidente pode reconsiderar a situação em virtude da saia-justa que entrou para apoiá-lo em 2010, durante a campanha presidencial, quando enfrentou "situação delicada", pois o PT, com Dilma Rousseff, dirigia a chapa. "Temos pré-conversa alinhada, até porque demos apoio sério, responsável ao Temer. Não vi em nenhum momento ele fazer declaração diferente (de acabar com a parceria). Vamos ter nova conversa para nos alinhar."

O petebista ironiza o fato de o nome de Temer ser divulgado como mentor do ultimato em cima do PTB para abertura da chapa governista, sem, ao menos, existir qualquer posicionamento público do cacique. "Não houve pressão, só levantes sem respaldo. Queriam agenda com todo mundo em férias? É estranho. Lamento, mas ele está sendo usado nisso." Ele cita, como exemplo, a reunião do diretório estadual do PMDB que deliberou por voo solo. "O Temer não estava no encontro amplamente anunciado. Só apareceu o presidente da executiva (paulista) Baleia Rossi."

Após a definição do PMDB, Bonome pediu exoneração do governo do qual fez parte por três anos e iniciou processo de articulação para angariar aliados, inclusive, partidos da base aliada do prefeito. O ex-secretário, que dia 15 completa um ano de filiação com a bênção política de Temer, garante que o cardeal peemedebista está à frente do projeto. "Ele teve conhecimento do resultado da reunião e me ligou para aplaudir a nossa decisão", enfatiza Bonome. "Não vejo chance de reversão do panorama."

 

Manda-chuva - O governo andreense a partir de agora vai evitar criação de ‘manda-chuva'. Aidan adianta que está dividindo funções na Prefeitura. A mudança de sistema se deve ao status de homem-forte da administração concedido a Bonome, que acabou elevando seus poderes. A atribuição de articulação do Executivo com o secretariado fica com o ex-superintendente da Craisa Euclides Marchi e, diante da Câmara, a vice-prefeita Dinah Zekcer. "Vamos descentralizar o poder daqui para frente."

 

Pavin - Aidan deixou aberta a possibilidade de haver mudança no Semasa. Ao comentar a movimentação do superintendente da autarquia, Ângelo Pavin, na eleição de São Caetano em apoio à candidatura do vereador Paulo Pinheiro (PMDB) ao Paço, segundo ele, o subordinado está "jogando tudo para o espaço". "Parece que nos próximos meses vai ter mudança em cima disso."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;