Setecidades Titulo Mobilidade
Ciclistas protestam por mais segurança
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
28/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza


Cerca de 80 ciclistas se reuniram na manhã de ontem nas proximidades do Paço Municipal de São Bernardo para protestar por mais segurança no trânsito. A intenção foi chamar atenção das autoridades para o alto número de vítimas de atropelamentos.

O grupo percorreu cerca de 20 quilômetros. Os manifestantes saíram do Paço Municipal, entraram na Avenida Senador Vergueiro, passaram pelas ruas do Rudge Ramos, pegaram a Via Anchieta e, na sequência, trafegaram pelos bairros paulistanos Sacomã e Vila Mariana, até chegarem na Avenida Paulista. O encerramento foi em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo).

Para o técnico em eletrônica e organizador do evento, Sérgio Coelho, 50 anos, o principal a ser feito é a mudança da lei. “É preciso ter mais rigor diante das pessoas que cometem algum tipo de imprudência no trânsito. Em seguida tem a questão dos processos judiciais e, consequentemente, das indenizações às famílias das vítimas. Essas medidas, sendo mais severas, servirão para que o motorista coloque o pé no freio, literalmente.”

O ajudante geral Adriano Souza, 20, de Diadema, participou do ato. Ele, que treina há quatro anos, acredita que a melhoria da sinalização ajudaria muito. “Além de placas, é imprescindível que a bike esteja toda equipada e sinalizada. Isso ajuda os motoristas a visualizarem o ciclista.”

Na opinião dele, também é preciso haver reforço na segurança. “Há muitos assaltos. Quem participa de competições geralmente possui uma bicicleta profissional, que custa em torno de R$ 10 mil. Por isso, eu optei por fazer um seguro. Meu custo é de R$ 300 ao ano. Além disso, tenho um aplicativo que ajuda a localizar a bike no caso de furto ou roubo.”

Em janeiro, 300 ciclistas se reuniram em São Caetano com o mesmo objetivo. Eles também homenagearam o jornalista Leone Farias, repórter do Diário que morreu no dia 8 de janeiro após ser atropelado por um caminhão na Avenida Goiás, na mesma cidade. Ele guiava uma bicicleta no momento do acidente. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;