Política Titulo Estratégia
PSDB turbina legenda e espera eleger 8 vereadores

Sigla em S.Bernardo traz Edinho, Ary e Sérgio Demarchi na busca de retomada de protagonismo

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
05/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Em busca da retomada do protagonismo na política de São Bernardo, o PSDB acertou na semana passada filiação de dezenas de quadros com objetivo de emplacar até oito vereadores na Câmara em 2016. Na lista de novos tucanos estão o ex-deputado federal Edinho Montemor, os ex-vereadores Ary de Oliveira, Sérgio Demarchi e Alberto Raposo, Toninho Tavares (irmão do parlamentar José Walter Tavares, PCdoB) e Alex Mognon (filho do ex-vereador Vandir Mognon).

A estimativa de formação da bancada da nova direção do PSDB local, capitaneada pelo deputado estadual Orlando Morando, está baseada em votações passadas dos recém-filiados. No rol (confira a projeção dos pré-candidatos à vereança ao lado) estão também ex-suplentes de vereador de PPS, PTB e puxadores de voto do PV. Ao todo, são 63.038 votos conquistados em pleitos anteriores e expectativa de coletar pelo menos 20 mil votos de legenda com a onda antiPT.

“O partido hoje está mais estruturado, tem sede, funcionários. Contamos com estratégia para ter a maior bancada da cidade. São candidaturas de pessoas experientes ou com grande potencial. É nova fase do PSDB em São Bernardo”, comentou Morando, também pré-candidato à Prefeitura em 2016. “Certamente a chapa auxiliará demais nosso projeto de chegar ao Paço.”

Caso alcance a meta, será a mais expressiva formação de vereadores tucanos na história de São Bernardo, superando marca de 1996, quando elegeu cinco quadros (José Walter Tavares, Ary de Oliveira, Kiyoshi Tanaka, Admir Ferro e Samir Sahade).

Em 2012, a legenda emplacou apenas dois nomes no Legislativo: Hiroyuki Minami e Juarez Tudo Azul. O PSDB decidiu apoiar a candidatura a prefeito do deputado federal Alex Manente (PPS) – indicou Admir Ferro como vice –, viu os populares-socialistas elegerem seis nomes à Casa e se tornarem referência na oposição ao governo do prefeito Luiz Marinho (PT)

VICE DE ALIADOS
Morando rechaçou a possibilidade de ter Edinho Montemor como companheiro de chapa em 2016, repetindo a dobrada de 2008. “A ideia não é ter chapa pura. Precisamos de alguém da coalizão. Na minha ótica, a indicação do vice é para ampliar o leque (de apoiadores)”, afirmou o deputado, citando parcerias políticas com PP, PHS e PRTB.

Sobre melhor perfil para composição da chapa, Morando despistou. “Por enquanto tudo está em aberto. Não vou definir perfil ou vice neste momento.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;