Cultura & Lazer Titulo
Grupo Tempo encena 'Canto de Outono' em SP
Por Do Diário do Grande ABC
12/07/1999 | 14:47
Compartilhar notícia


O Grupo Tempo, criado em 1992 por cinco atores e dirigido pelo gaúcho Roberto Mallet, leva nesta terça-feira ao palco do Centro Cultural Sao Paulo (CCSP) a sua mais recente produçao, o espetáculo "Canto de Outono", inspirado no mito do Fausto e com uma construçao cênica que remete aos autos medievais. Desde a fundaçao do grupo, atores e diretores trabalham em processo coletivo de criaçao. "Nunca utilizamos um texto já escrito e nem mesmo partimos de um determinado tema", afirma o ator Flávio Crepaldi. "As idéias vao surgindo e sendo aproveitadas ou descartadas nos ensaios".

Em "Canto de Outono", os atores utilizam apenas dois textos: o poema de Charles Baudelaire que dá nome ao espetáculo e um trecho da "Divina Comédia", de Dante Alighieri. Assim, a narrativa apóia-se fundamentalmente no trabalho dos atores e nas imagens que o elenco vai construindo com os poucos elementos de cena, como três escadas e um baú. "Mallet é um especialista na linguagem de clowns", diz Crepaldi. Como nos autos medievais, nao há personagens construídos psicologicamente, mas simbolicamente. "A tensao entre carnalidade e espiritualidade está no cerne do espetáculo, da mesma forma que os autos contrapunham os anseios terrenos e celestes", compara o ator.

Um casal protagoniza a peça e sobre eles caem as tentaçoes do mundo contemporâneo, seja a da busca do conhecimento ilimitado, como em "Fausto", seja do enriquecimento. "O espetáculo mostra que no mundo contemporâneo o homem faz pouquíssimas escolhas", diz Crepaldi. Por mais que deseje tomar as rédeas de sua vida, o casal é conduzido e age de acordo com a manipulaçao de seus desejos. "Alguns talvez considerem o espetáculo pessimista na sua visao de mundo, mas eu o vejo como realista e, além disso, ele tem um final feliz", adianta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;