Setecidades Titulo
Alunos da rede pública retornam às aulas
Por Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
28/07/2002 | 18:00
Compartilhar notícia


A grande maioria dos cerca de 417,6 mil estudantes retorna nesta segunda às salas de aula da rede pública estadual na região, no encerramento do recesso de julho. No total, são 296,3 mil alunos do ensino fundamental e outros 121,3 mil do ensino médio matriculados em 367 escolas no Grande ABC segundo dados do MEC (Ministério da Educação). O secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, aproveita a data para anunciar a queda de ocorrências de violência nas escolas do Estado, como resultado do Plano de Segurança nas Escolas, iniciado no dia 7 de maio.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação, as estratégias adotadas são a ocupação de zeladorias e a ampliação da colocação de câmeras de vídeo e alarmes nas escolas, a implementação do programa Parceiros do Futuro (abertura das escolas nos fins de semana para atividades culturais e esportivas) e Cinema na Escola, de criação de salas com vídeos. Com recursos do programa, foram instaladas até agora 185 salas em todo o Estado.

“Pretendemos iniciar na área da diretoria de ensino de São Caetano e São Bernardo, por exemplo, o Cinema na Escola, com um filme sobre o Timor Leste, mas ainda não temos uma data para implementar o projeto”, disse, na sexta-feira, o diretor Antonio Rolim Rosa. Ele adiantou que em toda a região será adotado o Projeto Eureka, que deverá levar cerca de 17 mil alunos do ensino médio à Estação Ciência do Guarujá, no litoral de São Paulo, até o mês de novembro.

Por determinação de Chalita, as escolas deverão reintroduzir o Hino Nacional na programação pedagógica. “Cada diretoria terá liberdade de escolher a melhor forma de tornar o tema mais atrativo ao estudante, com o objetivo de ensinar a prática do civismo num período democrático”, disse Rolim.

Prefeituras – O reinício das aulas na rede municipal tem calendário próprio na região. Somente em São Caetano e Mauá as aulas começam nesta segunda. Um total de 14,5 mil alunos e 17,8 mil alunos, respectivamente, deve regressar das férias. Na quinta-feira, é a vez dos 5,6 mil alunos matriculados na rede municipal de Ribeirão Pires e dos 1,3 mil de Rio Grande da Serra.

Santo André foi a cidade mais adiantada no calendário. As aulas foram reiniciadas por 31,3 mil alunos no dia 23 de julho. Em São Bernardo, os 39,6 mil estudantes do ensino fundamental voltaram às escolas também no dia 23 e os 23,6 mil de educação infantil, no dia 25. Diadema adotou o último dia 25 para o volta às aulas dos seus 20,4 mil alunos. Segundo a assessoria de imprensa do município, ainda há vagas remanescentes para suplência 1 (primeira a quarta série do ensino fundamental). Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 4057-7617.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;