Esportes Titulo Fórmula 1
Acordado, Massa dá sinais de evolução
Por Lucas Tieppo
Com Agências
28/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Após dois dias em coma induzido, o piloto brasileiro Felipe Massa dá sinais claros de recuperação do acidente sofrido durante a sessão de treinos para o GP da Hungria, no sábado. De acordo com o último boletim, divulgado ontem pela equipe médica do Hospital Militar de Budapeste, onde Massa está internado, o piloto já dispensa o uso de sedativos, consegue conversar com seus familiares e enxergar. No entanto, o médico Robert Veres, membro da equipe cirúrgica, afirmou ontem que o brasileiro não deve voltar às pistas na temporada e que é impossível definir sequelas na visão esquerda.

"Eu não sei (se ele pode retornar a correr na temporada). É cedo para dizer qualquer coisa em relação à corrida", disse o médico. "O olho foi machucado, mas não sabemos exatamente a extensão", explicou.

Dino Altmann, diretor médico do Grande Prêmio Brasil, que está na Hungria a pedido da família de Massa, deu detalhes sobre a recuperação de Massa. "Fazer algumas perguntas por iniciativa própria é um sinal fantástico. Ele quis saber o que tinha acontecido com ele, o que é uma pergunta natural. Eu disse a ele: ‘Você teve um acidente, está num hospital na Hungria e vai ficar bem. Só isso.' Ele quis saber também o que era o tubo na mão dele e chegou até a perguntar que horas eram", contou o médico.

Altmann também afirmou estar otimista com as chances de Massa continuar enxergando normalmente após o acidente. "Ainda não teve uma variação, mas não tem nenhuma razão para ele não enxergar. Com o olho que está aberto, que não está inchado, ele enxerga tudo". Outra boa notícia para a família do piloto é a possibilidade dele ser liberado para continuar o tratamento em sua casa, no Principado de Mônaco, e não em uma clínica em Paris, na França.

O pai de Massa, Titônio, por meio da assessoria de imprensa do filho, disse estar bastante aliviado com a recuperação. "Nós e as pessoas mais próximas estamos mais animados, porque a melhora do Felipe é agora a cada hora, e não mais de um dia para o outro. Se a recuperação dele continuar no ritmo atual, é possível que, em dois dias, ele possa ser transferido para um quarto comum", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;