Economia Titulo Embraer
Prefeitura estuda apoio a demitidos da Embraer
Por Das Agências
22/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury (PSDB), se reuniu com diretores da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) para tratar das 2.443 demissões de funcionários da empresa no município.

Segundo a assessoria do prefeito, a intenção de Cury é fazer um levantamento do perfil dos funcionários dispensados e do impacto na economia do município para elaborar um plano de apoio aos demitidos. O plano deve incluir, por exemplo, propostas na área de saúde e de qualificação profissional.

Cury também tratou do assunto com integrantes do PSDB e com o secretário de Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, para discutir o problema da Embraer.

A empresa fabricante de aviões, criada pelo governo há 60 anos e privatizada em 1994, anunciou a redução de 20% do seu quadro de mais de 20 mil funcionários.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, aproximadamente 800 demissões já ocorreram na empresa desde o ano passado. Além de duas unidades em São José dos Campos, a empresa mantém mais três instalações Estado, em Eugênio de Melo, Gavião Peixoto e Botucatu.

Governo do Estado vai oferecer plano de requalificação

O governo de São Paulo pretende montar um plano de requalificação profissional para os trabalhadores que foram demitidos nesta semana da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica).

O anúncio foi feito após reunião entre o governador José Serra, os secretários do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, e o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury.

A idéia é fazer uma pesquisa com os demitidos para levantar detalhes da experiência e formação profissional. Depois, organizar cursos que sejam adequados às necessidades desses trabalhadores.

Em nota, o governo paulista diz já ter convocado o Departamento de Recursos Humanos da Embraer para fornecer informações sobre todas as pessoas que foram demitidas pela empresa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;