Automóveis Titulo Luxo
Zonda F: o mais caro do Brasil
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
07/05/2008 | 07:17
Compartilhar notícia


Quanto custa o carro mais caro comercializado aqui no Brasil? R$ 500 mil? R$ 800 mil? R$ 1 milhão? Não! A resposta correta para essa pergunta é R$ 4 milhões. Isso mesmo! Esse é o preço que se paga para ter o exclusivo superesportivo de alto luxo Zonda F, produzido artesanalmente pela Pagani Automobili, localizada em Modena, na Itália, e importado oficialmente pela Platinuss.

Se você achou extremamente caro, e que por isso não terá comprador por aqui, saiba de uma coisa: de acordo com o proprietário da Platinuss, Natalino Bertin Júnior, já existem três candidatos em potencial a acelerar esta máquina pelas ruas e estradas tupiniquins. Quem são eles? Bom, essa informação é guardada a sete chaves.

E para se ter uma idéia do significado da palavra ‘exclusividade' para a Pagani Automobili, será importada apenas uma unidade do Zonda F este ano e uma em 2009. Para 2010, a expectativa é dobrar esse número, importando dois modelos. Pouco? Nem tanto, tendo em vista que são fabricados somente 25 unidades deste superesportivo por ano. Detalhe: um completamente diferente do outro.

Na Europa, o valor do Zonda F pode chegar a aproximadamente 1 milhão de euros - cerca de R$ 2,8 milhões - dependendo dos opcionais solicitados pelo cliente. Porém, devido à elevadíssima carga tributária e, é claro, ao lucro que a importadora leva na negociação, o modelo acaba por custar R$ 4 milhões para o consumidor brasileiro. Ah! O seguro deste carro, segundo Bertin Júnior, gira em torno de 5% a 6% do valor do carro (R$ 200 mil a R$ 240 mil) e nenhuma seguradora brasileira aceita cobri-lo contra roubos, colisões e enchentes, o que obriga o proprietário fazer a apólice com uma empresa estrangeira.

A máquina... - A ‘obra-prima' projetada pelo designer argentino radicado na Itália Horacio Pagani é detentora de números que impressionam até mesmo a concorrência - e por concorrência entenda-se mitos como Ferrari, Bugatti, Porsche, Lamborghini e Lotus, entre outros.

Seu ‘coração' é um apimentado Mercedes-Benz AMG 7.3 V12 de 48V, que desenvolve selvagens 659 cv de potência a 6.150 rpm. De acordo com a Pagani Automobili, o Zonda F vai de 0 a 100 km/h em míseros 3,5 segundos e alcança a respeitosa marca de 345 km/h de velocidade máxima. A transmissão é mecânica de seis velocidades.

Quer mais? Então espere até 2010, ano em que, segundo o próprio Pagani, a AMG promete apresentar um novo motor exclusivo para a marca.

Durante a apresentação, o simpático Pagani colocou para funcionar o motor do Zonda F, arrancando sorrisos e arrepios dos jornalistas presentes. Parado, já que o carro estava dentro de uma sala, ele pisou fundo no acelerador, mostrando que, além de potente, o propulsor fala alto e é muito bem afinado.

O superesportivo tem um design exclusivo e de muito bom gosto. Suas linhas lembram as dos protótipos que competem nas 24 Horas de Le Mans. Destaque para a parte traseira, onde se localiza o escapamento com saída quádrupla. A carroceria é de fibra de carbono, o que permite que o modelo pese 1.300 kg - sua relação peso/potência é de 2,04 kg/cv.

Por dentro, o Zonda F também tem requintes de exclusividade. Só para exemplificar, a unidade que será comercializada aqui tem os bancos revestidos com couro de avestruz.

O painel de instrumentos tem traços modernos, que acompanham as tendências do segmento esportivo. Destaque para o volante com a base achatada e o acabamento de madeira na manopla do câmbio, no freio de mão e volante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;