Setecidades Titulo Transição
Primavera reacende esperança por chuva

Estação das flores terá início às 23h29 de hoje; previsão é de temperaturas acima da média

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
22/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Começa hoje, às 23h29, a estação das flores. A chegada da primavera reforça entre os paulistas a esperança de dias menos secos, após o longo período de estiagem iniciado no ano passado. A tendência, segundo meteorologistas, é que os próximos três meses do ano fiquem dentro da normalidade prevista para a época, que corresponde ao período de transição entre a estação seca (inverno) e a chuvosa (verão), com aumento gradual da temperatura e também das chuvas.

Conforme explica a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Danielle Barros Ferreira, a expectativa é que o El Niño, fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico além do normal, não tenha influência na região Sudeste do País neste ano. Apesar disso, a previsão é que a estação tenha temperaturas acima da média. “Geralmente os termômetros ficam entre 18ºC e 20ºC, mas as máximas podem chegar a 32ºC em algumas regiões do Estado.”

Já o índice de chuvas deverá permanecer dentro da normalidade para a estação do ano, como explica a meteorologista do Inmet. “A precipitação total no acumulado do mês deve ficar entre 100 milímetros e 150 milímetros”, destaca.

Apesar da boa notícia para os paulistas, as pancadas de chuva, que começam a partir de outubro e ganham regularidade em novembro, não serão suficientes para restabelecer os níveis dos reservatórios, como é o caso do Sistema Cantareira, ressalta Danielle. “Passamos por um inverno muito rigoroso, com muita concentração de massas de ar seco. Essa chuva só vai servir para amenizar a situação, não irá resolver totalmente”, considera.

O período do ano também favorece o florescimento de diversas espécies de flores, como rosas, girassóis, orquídeas, hortênsias, gérberas, dama-da-noite, entre outros.

Hoje os termômetros devem ficar entre 13ºC e 21ºC. O tempo permanecerá nublado com névoa durante todo o dia e a noite e não há previsão de chuva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;