Cultura & Lazer Titulo Exposição
Fotografias tentam registrar a leveza do universo feminino

Série especial montada por Paulo Riscala Madi está em cartaz no paço andreense

Por Gustavo Cipriano
Especial para o Diário
08/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Um galpão, um trapézio, uma modelo e uma câmera na mão. Este foi o conceito construído por Paulo Riscala Madi ao idealizar a série fotográfica Mulher em Movimento. A criação do projeto ocorreu em 2010 e demorou cerca de 30 dias, enquanto a execução foi feita em apenas um. Hoje, as obras de Paulo aparecem no Espaço Fotográfico João Colovatti, na Biblioteca Nair Lacerda, em Santo André. Pela primeira vez com sua composição máxima de 40 fotos, a exposição está aberta ao público até o dia 22 e a entrada é gratuita.

Paulo sempre frequentou Paranapiacaba, aonde tem residência fixa, e viu ali um local para uma das suas experiências. “Me encantei com a arte natural e tom rústico daqueles galpões”, comenta.

O paulista viajou por diversas vezes ao cenário de suas obras, ao lado de sua mulher. Elisângela Oliveira pratica exercícios de circo como hobby e daí saiu a ideia. “O ambiente do lugar abandonado, antigo galpão ferroviário, contrastado com a lira (um tipo de trapézio) deu muito certo”, diz Paulo.

O ensaio tem por objetivo abordar a leveza do mundo feminino, frase que inspirou o título da exposição. A busca foi pela força unida à leveza, em meios aos movimentos simulados pela modelo. “A brutalidade e delicadeza vivem lado a lado ali.” A mostra está na agenda cultural do município como uma das atrações para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje.

Uma das inspirações para Paulo foi a marca da mulher atual. O publicitário diz que tentou mostrar como é a vida atarefada que ela vive. “Tem que manter a casa e ir trabalhar, nada diferente do trapézio, que é algo que necessita potência para ser balançado, mas que não perde a suavidade”, afirma.

Mulher em Movimento – Exposição. No Espaço Fotográfico João Colovatti (Biblioteca Nair Lacerda) – Praça 4º Centenário, Centro, Santo André. Tel.: 4433-0772. Segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 9h às 12h. Grátis. Até dia 22.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;