Cultura & Lazer Titulo
Site liga a arte ao sexo
Por Andreia Meneguete
Do Diário OnLine
04/11/2003 | 13:19
Compartilhar notícia


O site do Museu do Sexo foi criado pelo Projeto Sexualidade (ProSex), do Instituto de Pesquisa da Faculdade de Medicina da USP, para transformar conceitos formados pelas pessoas sobre o assunto arte e sexo.

O site mostra, por exemplo, que a pintura pode continuar com sua sensibilidade mesmo ligada ao sexo, ainda visto por muitos como um ato sujo.

O Museu do Sexo é ilustrado por obras que tentam definir os sentimentos e sensações ligados ao sexo. O internauta poderá encontrar no website uma pintura de François Fragonard, 'Psique recebe o beijo do amor', de 1974, que define o amor pela ternura do beijo que é visualizado na tela.

Já o desejo é definido pelo quadro de Henryck Hector Siemiradzki, 'Seguindo o Exemplo dos Deuses', de 1879, podendo ser comparado às várias denominações do cotidiano, como libido, apetite, excitação, pulsão, ânsia, luxúria, paixão, etc.

Para ilustrar o texto sobre a história do sexo foi utilizado a reprodução das obras 'A Criação do Homem' e 'Tentação e Queda', de Michelangelo, que estão na Capela Sistina, no Vaticano.

O visitante também pode conhecer os belos quadros 'Cupido', do expressionista Edvard Munch, ou 'Sublime Momento', do surrealista Salvador Dali.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;