Economia Titulo
Locação e vendas de casas usadas se mantêm em alta
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
22/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Em setembro, mês em que eclodiu a crise financeira mundial, a locação e a venda de imóveis usados tiveram desempenho positivo no Estado de São Paulo.

O número de casas e apartamentos alugados foi 0,36% superior ao de agosto e as vendas cresceram 0,37% no conjunto das 37 cidades, segundo a pesquisa realizada pelo Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo).

O estudo mostra que os imóveis alugados em setembro no Grande ABC, Guarulhos e Osasco acompanhou o cenário e cresceu 28,10%. No caso das vendas de residências usadas o resultado foi o oposto. De agosto a setembro nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Guarulhos e Osasco, a pesquisa registrou queda de 14,47%.

Segundo o sub-delegado do Creci-SP na região, Alvarino Lemes, a queda da compra de imóveis usados na Grande São Paulo tem relação com as facilidades que o mercado oferece para bens novos. "Os lançamentos dos apartamentos, atrelados a taxas e condições de financiamento, acabam sendo mais atrativos".

Por sua vez, o crescimento dos aluguéis no Grande ABC, Guarulhos e Osasco, segundo Lemes, é uma questão natural. "Está faltando imóveis para serem alugados. Isso porque muitas pessoas ainda não conseguem dar a entrada na casa própria e a única opção é o aluguel, ou não conseguem dar os 20% do valor para o financiamento ou não têm o fundo de garantia", explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;