Memória Titulo
Uma revista do Natal. E o acervo de São Caetano

Jornalista Paula Fiorotti, assessora de imprensa da Fundação Pró-Memória, traz as últimas notícias sobre a história de São Caetano

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Jornalista Paula Fiorotti, assessora de imprensa da Fundação Pró-Memória, traz as últimas notícias sobre a história de São Caetano.

RAÍZES
Pró-Memória lança hoje a revista Raízes nº 38, com 120 páginas. O tema central é o Natal. A publicação faz um resgate da época em que os enfeites natalinos eram feitos de casca de ovo e caroço de pêssego.

Num encarte especial, reproduções de cartões de Natal antigos e fotografias de comemorações natalinas em residências, empresas e nas ruas da cidade.

Gente antiga de São Caetano está em Raízes: o líder autonomista Luiz Rodrigues Neves, a professora de música e fundadora do Conservatório Musical de São Caetano, Cleusa Elias Corrêa, ‘seo' Nico, o mais antigo jornaleiro, Sidney Vicário Moreno, funcionário público desde a primeira administração municipal.

E mais: a história da família Moretto e de Jorge Agata, repórter fotográfico. São publicadas entrevistas com Angelina Honória Leandrini Santi, Laura Valério Rodrigues, Miguel Miron, José Venite e Abílio Venite Milanez.

MUSEU
Uma mostra do acervo está encerrando as atividades de 2008 do Museu Histórico Municipal de São Caetano. Estão reunidos objetos doados por munícipes.

Há peças do final do século 19, como uma sanfona Stradela Dalape, de 1881, e do início do século 20, como uma máquina de costura de 1903 e a jaqueta e a tuba do músico João D'Agostini, com data de 1905.

AGENDA
A agenda histórica 2009 da Pró-Memória tem como tema o cinema em São Caetano. Mesmo que não haja uma política de preservação das últimas salas convencionais de cinema na cidade.

RAÍZES 38. Lançamento: hoje. Horário: 19h30. Local: Fundação Pró-Memória. Endereço: Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255. Revista será distribuída graciosamente aos presentes. Informações: 4223-4780.

EXPOSIÇÃO. Museu de São Caetano. Endereço: Rua Maximiliano Lorenzini, 122, bairro Fundação. Visitação: de segunda-feira a sexta-feira. Horário: das 9h às 17h. Período: até 30 de janeiro. Entrada franca. Informações: 4229-1988.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 10 de dezembro de 1978

Educação - Hoje, 5.144 fazem vestibular na região.

Cultura - Os poetas de Mauá desabafam ao jornalista Rafael Guelta: "A cultura do trabalhador é reprimida".

Polícia - Valmir Salaro (texto) e Fernando Ferreira (fotos) concluem a reportagem sobre o cotidiano na Casa de Detenção em São Paulo: "Futebol e arte em meio aos 6.400 presos da Detenção".

Crônica 1 - Pobres monarcas estes que fazem o mundo rodar (Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi).

Crônica 2 - Profissões com suas tristezas e algumas alegrias (Julio Pinheiro, pseudônimo de Hermano Pini Filho).

ETC - Uma edição rica esta do Diário, com reportagens especiais sobre as Folias de Reis regionais e a luta dos motoqueiros, que buscavam modificar a imagem de playboy.

EM 11 DE DEZEMBRO DE...

1968 - Câmara Municipal de Santo André aprova projeto de resolução que doa aos ex-presidentes da Casa os seus retratos a óleo. Às famílias seriam entregues os retratos dos presidentes falecidos. São 10 quadros, que a Câmara não tem como guardar. Para substituir os retratos a Câmara construiu no Salão Nobre um painel de mármore com os nomes de seus presidentes.
Trinta anos depois esses quadros fazem uma grande falta, pois o Legislativo não possui - e nem sabe onde encontrar - retratos dos presidentes mais antigos, aqueles que ocuparam o posto na virada do século 19 para o século 20.

HOJE

Dia Mundial da Asma, Dia da Infantaria, Dia do Agrônomo e do Engenheiro Agrônomo, Dia do Engenheiro Civil e Dia do Arquiteto. E Dia do Tango. Em homenagem a Carlos Gardel.

SANTOS DO DIA

Barsabás, Damaso 1º, Eutíquio, Hugolino Magalotti e Pedro de Sena.

Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

MAUÁ
TELMA ANTUNES CONCEIÇÃO, 37. Anteontem. Cemitério Santa Lídia.
ARLINDO CORREIA DE OLIVEIRA, 80. Anteontem. Cemitério Santa Lídia.
ANA DO ESPÍRITO SANTO, 75. Anteontem. Cemitério Jardim da Primavera, São Paulo.
LEONARDO ADOLFO DE MOURA, 14. Anteontem. Cemitério Santa Lídia.

SANTO ANDRÉ
ADENICE GOMES ARAUJO, 54. Dia 8. Cemitério Jardim da Colina, São Bernardo.
WALDEMAR PATERNO, 59. Dia 8. Cemitério Vila Pires.
WENCESLAU ANTONIO PEREIRA Campos, 88. Dia 8. Cemitério Santo André.
TARCISIO ARMANDO DE LAURO, 68. Dia 8. Cemitério Assunção.
ADRIANA LOPES DE SOUZA, 31. Dia 8. Cemitério São José, Ribeirão Pires.
YARA TAIANI BUENO, 60. Dia 8. Cemitério Jardim da Colina, São Bernardo.
JOANA PERES JUNCO, 70. Dia 8. Cemitério Curuçá.
AMÉLIA FIRMO PASTANA, 81. Dia 8. Cemitério Assunção.
DARCIO ZANIBONI, 62. Dia 8. Cemitério Curuçá.
HELIO DONIZETE BAZAN, 50. Dia 8. Cemitério Curuçá.
MERCEDES DOS SANTOS, 70. Dia 8. Cemitério Vila Pires.
BELMIRO CELESTINO DE LIMA, 80. Dia 8. Cemitério Curuçá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;