Política Titulo
Marta inclui inativos em verba para Educação
Por Das Agências
10/02/2001 | 00:11
Compartilhar notícia


A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), disse sexta que apesar de não considerar ideal, vai computar o pagamento de inativos como gastos em educação. A Lei Orgânica do Município determina que a administração destine 30% da receita para a área. “Não é o ideal, mas é legal”, disse Marta, após visita à creche municipal Jardim Matarazzo, na Zona Leste da capital.

A prática, utilizada pelos ex-prefeitos Paulo Maluf (PPB) e Celso Pitta (PTN), sempre foi condenada pelos vereadores petistas. Mas a prefeita alegou não ter dinheiro em caixa para mudar isso. O líder do PT na Câmara Municipal, José Mentor, nega que exista um consenso sobre a questão dentro do partido.

O assunto é polêmico e já provocou uma ação do Ministério Público no plano estadual: anteontem, a Promotoria da Infância e da Juventude do Estado entrou com uma ação contra o governo de São Paulo por ter desviado, em 1998 e 1999, R$ 4,1 bilhões da educação para o pagamento de aposentados e para a manutenção da TV Cultura, do Memorial da América Latina e do Zoológico.

Polêmicas à parte, a Prefeitura pode ter dificuldades para aprovar as contas de 2001 no Tribunal de Contas do Município, pois o órgão rejeitou as contas de Pitta de 1999. Entre outros problemas, ele usou os inativos para atingir os 30% obrigatórios na educação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;