Cultura & Lazer Titulo
E-mail com publicidade do Piratas do Caribe instala Trojan
Por Das Agências
28/05/2007 | 16:51
Compartilhar notícia


Uma nova onda de spam está se aproveitando da publicidade do filme Piratas do Caribe para disseminar um trojan nos computadores. Segundo a Pandalabs, o lixo eletrônico tenta atrair a atenção dos usuários com propagandas do último episódio da saga. O e-mail inclui uma imagem semelhante ao material promocional do filme e afirma conter um trailer. O assunto da mensagem apenas diz: "Pirates of the Caribbean: At world's end" (Piratas do Caribe: No Fim do Mundo).

Para assistir os trailers, o e-mail traz dois links. Entretanto, se os usuários clicarem neles, eles farão o download do Trojan Pirabbean.A.

"Este é um outro exemplo da engenharia social em ação. Os criadores de malware tentam seduzir os usuários para infectá-los. Por esta razão, os usuários devem estar sempre atentos e não abrir mensagens de remetentes desconhecidos, independente de serem curiosas ou tentadoras", alerta Eduardo D'Antona, Diretor-executivo da Panda Software.

Quando o Trojan é executado, surge uma mensagem de erro. Esta mensagem afirma ter havido um problema durante a exibição do trailer, porque o computador não possui o codec necessário, e os convida a visitar a página oficial do filme.

"Se nada acontecer após clicar no link, os usuários devem suspeitar. Desta maneira, o Trojan esconde a sua ação maliciosa e impede que os usuários verifiquem se estão infectados", explica D'Antona.

 O Pirabbean.A também é projetado para baixar um dialer, detectado como Dialer.KGC. Como todos os dialers, ele é projetado para trocar a conexão da Internet por outra de tarifa mais cara.

O Trojan também modifica algumas configurações do Internet Explorer, adicionando duas URLs aos Favoritos. Se os usuários visitarem essas páginas, eles serão infectados com outros dialers. Descubra se o seu computador está infectado em apenas um minuto, acessando http://www.infectedornot.com/.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;